+M

Nuno Gomes, Beto e Boa Morte unem-se à Tabaqueira para sensibilizar para o correto descarte dos resíduos do tabaco

+ M,

No âmbito da campanha "Portugal não é um cinzeiro", os embaixadores da Liga Portugal juntaram-se aos funcionários da Câmara de Leiria e a um grupo de voluntários na recolha de beatas no estádio.

Nuno Gomes, Beto e Boa Morte – embaixadores da Liga Portugal – uniram-se à Tabaqueira para sensibilizar para o correto descarte dos resíduos de produtos de tabaco.

A iniciativa “A Final Four não é um cinzeiro”, desenvolvida através de uma parceria entre a Fundação do Futebol – Liga Portugal, Câmara Municipal de Leiria e Tabaqueira, decorreu depois das duas meias-finais da Taça da Liga, no Estádio Municipal de Leiria, procurando inspirar a mudança de comportamentos.

No âmbito desta ação, os atletas juntaram-se aos funcionários da autarquia na recolha de beatas no estádio. Além disso, nos dois jogos foram distribuídos cinzeiros descartáveis aos adeptos, para permitir o armazenamento e descarte de beatas da forma correta.

“Espero que esta ação sirva para sensibilizar os adeptos, todos os que gostam de vir ao estádio ver bom futebol, para esta evidência: as beatas são para colocar no cinzeiro. Não custa nada e, se todos fizermos um bocadinho, vamos ajudar o ambiente”, diz Nuno Gomes, também vice-presidente do conselho de administração da Fundação do Futebol, citado em comunicado.

Beto, ex-guarda-redes e vogal do conselho de administração da Fundação do Futebol que participou nesta ação pela segunda vez, refere notar sinais de mudança de comportamento. “Demos a volta ao estádio, fizemos toda esta vistoria às bancadas e há uma redução significativa das beatas no chão. Ou seja, as pessoas estão a ficar, cada vez mais, consciencializadas para a importância de deixar tudo limpo e de cuidar do ambiente. Esse é o melhor resultado que podemos ter: é chegar a este ano e ver uma redução significativa dos resíduos, afinal, aquilo para que trabalhámos”, afirmou.

Rosalina Tanganho explica que para a Tabaqueira, “cujo modelo de negócio é a sustentabilidade”, a sensibilização ambiental e a consciencialização dos fumadores para o correto descarte das beatas e dos filtros “é fundamental”. “Estamos muito gratos à Fundação do Futebol e à Câmara Municipal de Leiria por se associarem a esta iniciativa, bem como aos embaixadores da Liga Portugal, que nos inspiraram e continuam a inspirar com comportamentos que mostram que todos podemos fazer a diferença na proteção do ambiente”, acrescenta.

“A responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental fazem parte desta final four e desta nova visão que esta direção da Liga Portugal tem vindo a defender. Um bem-haja a todos estes voluntários que, mais uma vez, vieram a esta final four mostrar que o estádio de Leiria não é um cinzeiro. Esta é uma iniciativa para continuar e uma parceria muito importante para a Fundação do Futebol”, diz, por sua vez, Helena Pires, CEO da Liga Portugal.

Carlos Palheira, vereador da Câmara Municipal de Leiria com o pelouro do desporto, diz que esta iniciativa “é uma oportunidade para reforçar a mensagem de que o desporto e a sustentabilidade caminham lado a lado”.

No terreno desde 2019, a iniciativa que une a a Fundação do Futebol e a Tabaqueira já distribuiu mais de 117 mil cinzeiros no âmbito da campanha “Portugal Não É Um Cinzeiro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.