Tarifas. Governo Trump impõe novas taxas aos navios de fabrico chinês que atracam nos EUA
Navios de fabrico chinês terão de pagar novas taxas quando atracarem nos portos dos EUA. Medida entrará em vigor dentro de 180 dias.
Os proprietários e armadores de navios de fabrico chinês terão de pagar novas taxas quando atracarem nos portos dos EUA, uma medida que entrará em vigor dentro de 180 dias e cujos valores aumentarão gradualmente.
Os proprietários e operadores chineses de embarcações não fabricadas na China também serão afetados, revelou na quinta-feira o gabinete do representante comercial da Casa Branca (USTR, na sigla em inglês), em comunicado.
Estas taxas serão cobradas por visita aos Estados Unidos — e não em cada porto americano visitado — e no máximo cinco vezes por navio por ano.
O USTR também planeou uma tarifa específica para as embarcações que transportam veículos, que também entrará em vigor dentro de 180 dias, e para as que transportam gás natural liquefeito (GNL), mas cuja cobrança só começará daqui a três anos e aumentará de forma faseada ao longo de 22 anos.
“O USTR tomou hoje medidas específicas para restaurar a construção naval americana e abordar as ações, políticas e práticas irracionais da China para dominar os setores marítimo, logístico e de construção naval”, pode ler-se, no comunicado.
O ex-presidente Joe Biden encarregou o USTR de investigar “as práticas desleais da China nos setores da construção naval, transportes e logística”.
Esta investigação foi mantida pelo seu sucessor, Donald Trump, que anunciou também no início de março a criação de um Gabinete de Construção Naval a anexar à Casa Branca.
Dominante no final da Segunda Guerra Mundial, a indústria naval norte-americana foi decaindo gradualmente e representa agora apenas 0,1% da construção naval a nível global, agora dominada pela Ásia, com a China a construir quase metade dos navios lançados, à frente da Coreia do Sul e do Japão.
Os três países asiáticos são responsáveis por mais de 95% dos navios civis construídos, de acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Este anúncio surge em plena guerra comercial entre Washington e Pequim. Donald Trump afirmou na quinta-feira que “todos os países” querem negociar as tarifas aduaneiras, “incluindo a China”, com a qual o conflito comercial se agravou e as taxas foram reciprocamente aumentadas até 145%.
O Ministério do Comércio da China adiantou na quinta-feira que mantém “comunicação constante” com os seus homólogos norte-americanos e reiterou que Pequim está “aberta a consultas” com Washington se estas se basearem no “respeito mútuo”.
Também hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Lin Jian disse que as “tarifas recíprocas” adotadas pelos EUA “perturbam seriamente a ordem económica mundial e o sistema comercial multilateral”, bem como “os interesses e o bem-estar das nações de todo o mundo”.
A guerra comercial desencadeada pelo Presidente dos Estados Unidos intensificou-se a 02 de abril, com o anúncio de “tarifas recíprocas” sobre o resto do mundo, uma medida que retificou uma semana depois, face à queda dos mercados e ao aumento do financiamento da dívida norte-americana.
Mas enquanto suavizava a sua ofensiva com a maioria dos países, aplicando uma tarifa generalizada de 10%, decidiu aumentar as taxas alfandegárias sobre a China, que retaliou com mais taxas.
Washington impôs taxas de 145% sobre as importações chinesas, enquanto Pequim aumentou as suas taxas sobre os produtos norte-americanos para 125%.
Os EUA decidiram, entretanto, isentar muitos produtos tecnológicos chineses, embora Trump tenha anunciado a aplicação de tarifas sobre os semicondutores “num futuro próximo”.
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