Ideias +M

Young Lions já tem vencedores. Conheça os representantes de Portugal na competição internacional

+ M,

Depois de no fim de semana responderem aos briefings das sete categorias a concurso, os finalistas defenderam as suas propostas perante os jurados. Em junho, vencedores representam o país em Cannes.

Está escolhida a comitiva que vai representar Portugal a competição internacional Young Lions, durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em junho.

Durante o último fim de semana, mais de 50 finalistas nas áreas de marketing, digital, relações públicas, imprensa/outdoor, design, filme e media responderam aos briefings lançados pela Bellissimo Cafés, Worten, Nuvem Vitória, Betclic, Jardim Zoológico, Turismo de Portugal e Nos.

Seguiu-se, na segunda e terça-feira, a apresentação das suas propostas ao painel de jurados, constituído por vários profissionais dos diferentes setores, que selecionaram as ideias que mais se destacaram em cada categoria.

Comum a três dos briefings apresentados foi a necessidade de apelar a uma nova geração de consumidores. Na categoria Digital, apresentando soluções para que a Worten seja mais “cool” aos olhos da Geração Z, Mariana Santos e Maria Vaz da Silva, da Havas, sagraram-se vencedoras.

Também a Nos, na categoria de Media, desafiou as equipas a criar um diálogo entre a WTF e a Geração Z, com Débora Jaime, da Arena, e João Santos, da Buzz Mosquito, a apresentarem a melhor resposta. Bruno Loureiro e Joana Luís, da Via Verde, destacaram-se na área do Marketing, ao desenvolver uma proposta que aproxime a Bellissimo de um target mais jovem, descreve a organização.

A convite da MOP, a União Zoófila optou por uma abordagem emocional, solicitando, em Design, uma sugestão de key visual para uma campanha de incentivo à adoção de animais, e em PR, a Nuvem Vitória, escolheu uma estratégia de promoção do 10º aniversário da associação. O “troféu” das duas categorias foi entregue a Michelle Silva, da Judas, e Carolina Gonçalves, da BAR Ogilvy, e Sofia Tavares de Carvalho e Matilde Ribeirinho, da Havas, respetivamente.

Mariana Laurência e Carlos Alberto, da ACNE, apresentaram a melhor proposta para alargar o dinamismo da campanha “Aposto que não és capaz”, da Betclic, em Imprensa/Outdoor. Por fim, o Turismo de Portugal desafiou as duplas da categoria de Filme a retratar o país como um destino de união e alegria, com a dupla Beatriz Roque e João Bronze, da BBDO TBWA a obter o primeiro lugar.

Duplas Vencedoras:

Media (Briefing: Nos)

  1. Débora Jaime (Arena) + João Santos (Buzz Mosquito)
  2. Margarida Brilhante + Bernardo Graça (Mindshare)
  3. Filipa Serra da Silva (Initiative) + Mariana de Oliveira Duque (Arena Media)

PR (Briefing: Nuvem Vitória)

  1. Sofia Tavares de Carvalho + Matilde Ribeirinho (Havas)
  2. Salomé Souto + Marisa Esteves (Nervo)
  3. Beatriz Raposo + Rita Paulo (LLYC)

Marketing (Briefing: Bellissimo)

  1. Bruno Loureiro + Joana Luís (Via Verde)
  2. Esmeralda Moreira (Lidl) + Luís Girão (Future School)
  3. Diogo Alves (ERA Portugal) + Rita Brígico (Simplefy)

Filme (Briefing: Turismo de Portugal)

  1. Beatriz Roque + João Bronze (BBDO TBWA)
  2. Catarina Araújo (Uzina) + Joana Antunes (Fuel)
  3. Francisco Urgueira + Duarte Cunha (NOSSA)

Imprensa/Outdoor (Briefing: Betclic)

  1. Mariana Laurência + Carlos Alberto (ACNE Lisboa)
  2. André Cabral (O Escritório) + Luís Ferreira Borges (Stream & Tough Guy)
  3. Manuel Stock + Vasco Ribeiro da Cunha (Dentsu Creative Portugal)

Digital (Briefing: Worten)

  1. Mariana Santos + Maria Vaz da Silva (Havas)
  2. Nuno Miguel Coelho (ACNE Lisboa) + Tomás Toste (Bar Ogilvy)
  3. Pedro Silva + Welzimar Silva (Fuel)

Design (Briefing: Jardim Zoológico)

  1. Michelle Silva (Judas) + Carolina Gonçalves (BAR Ogilvy)
  2. David Canaes (Fuel) + Francisco Roque do Vale (O Escritório)
  3. Pedro Rodrigues (McCann Lisboa) + Romeu Ribeiro (Judas)

 

“Esta edição dos Tangity Young Lions Portugal que agora termina foi a prova de que os jovens talentos têm plena consciência de que a vida dura muito pouco para deixar passar a oportunidade de evoluir a nível profissional e pessoal”, refere Ana Paula Costa, representante dos Lions Festivals em Portugal.

“A campanha de promoção dos Young Lions deste ano “A vida dura muito pouco” lembra-nos que o talento não pode esperar por reconhecimento póstumo. Os vencedores deste ano personificaram essa urgência criativa com as ótimas propostas que recebemos”, acrescenta Vasco Perestrelo, CEO da MOP.

“Levam consigo não apenas as suas ideias, mas a mensagem de que a criatividade portuguesa é audaz, imediata e pronta para deixar a sua marca. Estamos confiantes de que farão jus ao legado de sucesso que a Portugal tem tido na competição”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.