Banco de Fomento apoiou 13 mil empresas o ano passado

Ao nível da dívida, o BPF apoiou 12 empresas, através de um financiamento que ascendeu a 18,7 milhões de euros, contribuindo para a criação e manutenção de 866 postos de trabalho.

O Banco Português de Fomento (BPF) revelou que apoiou, em 2021, cerca de 13.000 empresas nacionais, sobretudo através de 2.115 milhões de euros de financiamento garantido.

Num comunicado onde faz o balanço da atividade no ano passado, a instituição dirigidas por Beatriz Freitas avança que através de linhas com garantia pública, mais conhecidas por Linhas Covid, o banco emitiu 1.007 milhões de euros em garantias. “Os efeitos multiplicadores deste produto demonstram que a afetação de fundos públicos possibilitou, ao longo do ano, apoiar o financiamento de 2.115 milhões de euros a mais de 12.600 empresas portuguesas, que asseguram emprego a cerca de 110.500 trabalhadores”, sublinha o documento.

A instituição detalha ainda que, em 2021, lançou 11 novos instrumentos de garantia, estando presentemente 30 produtos ativos neste segmento, que têm uma dotação global superior a 3,59 mil milhões de euros.

“Durante o ano de 2021, o Banco Português de Fomento manteve o foco no desenvolvimento e na disponibilização de novos instrumentos financeiros, não só no âmbito das medidas de apoio às empresas impactadas pela pandemia, mas também na criação de novas soluções que possibilitem às empresas nacionais, reunir as condições necessárias para crescer, inovar e contribuir para um ecossistema empresarial mais robusto e dinâmico”, sublinha Beatriz Freitas na mesma nota. Mas, apesar de de avançar com os dados operacionais do ano passado, a responsável ainda não apresentou as contas de 2020, apesar de em junho, se ter comprometido no Parlamento a fazê-lo até ao final desse mês, como recordou, a semana passada, o Jornal Económico.

Além das garantias, o banco trabalha também com instrumentos de capital — lançou dois no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência com uma dotação de 650 milhões de eurose de dívida. No primeiro segmento a instituição revela que a 31 de dezembro, tinha sob gestão 379,7 milhões de euros e 14 produtos ativos. “Ao longo do ano, foram contratadas 93 operações de capitalização que correspondem a um investimento total de 49,9 milhões de euros, dos quais 16,8 milhões foram alocados pelo BPF. Estas operações permitiram apoiar cerca de 70 empresas e assegurar mais de 750 postos de trabalho”, especifica o comunicado.

Já ao nível da dívida, o BPF apoiou 12 empresas, através de 12 operações de financiamento que ascenderam a 18,7 milhões de euros, contribuindo para a criação e manutenção de 866 postos de trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento apoiou 13 mil empresas o ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião