![Imagem de Edson Athayde](https://eco.imgix.net/uploads/2022/06/edson-athayde-autor.png?w=300&auto=compress,format)
Edson Athayde 1966 – 2046
Bem-haja a Geração Z que crê em coisas distintas da minha. Aprendo sempre com eles, temos todos a aprender. Porém, não são perfeitos. Nenhuma geração é.
“Se eu morrer aos 80 anos…” – apanho no ar uma frase dita logo ao começo numa brilhante palestra do filósofo Leandro Karnal, a qual assisti recentemente num Coliseu de Lisboa abarrotado.
As contas de Karnal também servem para mim: os nossos familiares nunca passaram dos 80, logo, a genética aponta para que tenhamos pouco mais de 20 anos de vida presumível.
A matemática fria do calendário deveria servir para que levássemos a nossa existência com um pouco mais de leveza. Só os imortais deveriam ter direito a serem insensíveis, arrogantes, egoístas, buliçosos, tornando tudo numa questão de ego, de vaidade, de disputa.
Bem-haja a Geração Z que crê em coisas distintas da minha, que sabe que existe muita coisa para além do “eu”; que há um planeta a salvar, minorias a respeitar, hábitos a mudar, que temos todos de melhorar enquanto pessoas e profissionais. Aprendo sempre com eles, temos todos a aprender.
Porém, não são perfeitos. Nenhuma geração é. Estudos recentes indicam que a Geração Z enfrenta desafios no engajamento profissional. Muitos iniciaram suas carreiras a enfrentar despedidas, sendo a pandemia da Covid-19 um agravante. A sua desconfiança do status quo e a busca por mudanças rápidas indicam a necessidade de estratégias inovadoras para conquistar seu engajamento.
Espero que nos anos que me restam até 2046 (sim, pretendo trabalhar até lá) continue a encontrar dinâmicas de equipa baseadas na colaboração inter-geracional. Tanto mais porque boa parte dos marketeers em Portugal tem cerca de 30, cabe a nós, os experientes, não nos encastelarmos em certezas cheias de teias.
Daí que gostaria de volta à palestra de Karnal. No final da sessão, o filósofo citou a personagem Polónio e os seus conselhos para a felicidade em “Hamlet”. Transcrevo aqui cinco desses conselhos e como a Geração Z poderia tirar partido deles no ambiente profissional:
- “Acima de tudo, sê fiel a ti mesmo.” Em uma era de pressão para se encaixar, a autenticidade é mais importante do que nunca.
- “Aqueles amigos que provaste, prende-os à tua alma com ganchos de aço.” As conexões pessoais e profissionais são valiosas, por isso é importante nutri-las.
- “Ouve a opinião de todos, mas reserva a tua própria.” Aprender com os outros não significa que você tem que concordar com eles. Mantenha uma mente aberta, mas também pense criticamente.
- “Não deixes que qualquer pensamento desproporcionado se transforme em ação.” O sucesso raramente acontece da noite para o dia. Seja paciente e persistente em seus esforços.
- “Sê familiar, mas nunca vulgar.” Encontre um equilíbrio entre o desprendimento profissional e a necessidade de competição. Uma empresa também pode ser um lugar para fazer amigos. Mas não é só sobre isso ou não existe exatamente para isso.
Ou como diria o meu Tio Olavo: “Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta”.
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