Câmara do Porto forma gestores de alojamentos turísticos
Câmara do Porto forma gestores de alojamentos turísticos do concelho com programa “Confiança Porto”. Dá-lhes uma ferramenta para ajudar na obtenção do selo de reconhecimento.
A segunda edição do programa municipal de formação “Confiança Porto”, da autarquia, tem início marcado para 22 de fevereiro e em menos de 24 horas, desde que foi anunciada, já preencheu todas as vagas. Esta formação, que contempla uma vertente prática, centra-se na operacionalidade do quotidiano de gestores de alojamentos turísticos.
“A elevada adesão ao programa de formação reflete o compromisso do setor em prestar um serviço de excelência a quem nos visita”, frisa a vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha. A vereadora considera que “é fundamental valorizar a qualificação da oferta turística e dar continuidade a esta iniciativa, para que mais unidades de alojamento possam beneficiar das vantagens e obterem o selo de reconhecimento, contribuindo para a promoção da excelência do destino”.
De acordo com a autarquia da Invicta, “o Programa Municipal de Reconhecimento Confiança Porto – Alojamento Turístico, implementado desde abril de 2021, distingue alojamentos locais (AL) e empreendimentos turísticos, em funcionamento no concelho do Porto”. Têm de demonstrar um rol de “boas práticas e iniciativas ao nível da gestão, do acolhimento, do serviço de limpeza, dos equipamentos, das infraestruturas e da segurança, assim como a utilização de produtos locais”, avança o município em comunicado enviado às redações.
É fundamental valorizar a qualificação da oferta turística e dar continuidade a esta iniciativa, para que mais unidades de alojamento possam beneficiar das vantagens e obterem o selo de reconhecimento, contribuindo para a promoção da excelência do destino.
Ainda segundo a autarquia, “o cumprimento destes pressupostos deve representar a excelência e promoção para o desenvolvimento turístico e sustentável do Porto, particularmente nas vertentes social, ambiental e económica”. Recentemente foram introduzidas mais duas novas exigências: a gestão e qualificação de colaboradores, e a sustentabilidade/circularidade económica.
A formação vai ser ministrada por entidades formadoras que se vão debruçar, entre outros pontos, nos requisitos exigidos para a obtenção do selo de reconhecimento “Confiança Porto”. Este programa de formação acaba por ser uma ferramenta de apoio a todo este processo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara do Porto forma gestores de alojamentos turísticos
{{ noCommentsLabel }}