BRANDS' Local Online Software B2B e tecnologia blockchain em empresa do CINM

  • BRANDS'Local Online
  • 14 Abril 2023

A Connecting Software, uma empresa do Centro Internacional de Negócios da Madeira, instalou um centro tecnológico na Madeira que usa software B2B e tecnologia blockchain.

Com quatro escritórios espalhados entre dois continentes e 40 profissionais, 20 dos quais em Portugal, no centro tecnológico que instalou na Madeira, a Connecting Software é uma empresa que atua no segmento da integração de software, ou seja, da ligação entre diversos softwares.

Thomas Berndorfer, o CEO de origem austro-germânica, lançou a Connecting Software em 2004 e o centro de desenvolvimento da Madeira em 2017. Recorda que no início veio para a Madeira “porque era um lugar fantástico para viver”, mas “não tinha grandes planos para a Connecting Software Madeira”. No entanto, nos primeiros meses, encontrou “programadores altamente motivados, bons profissionais e fatores económicos e políticos favoráveis”, o que alterou as perspetivas da empresa na Madeira.

Desde a abertura na região que a equipa tem vindo a crescer constantemente. Atualmente com 20 elementos, a Connecting Software pretende crescer ainda mais na Madeira, com o intuito de aumentar a sua relevância na estrutura do grupo, que já detém escritórios em Viena, a sua sede, na Eslováquia e nos Estados Unidos da América. “Neste momento, o escritório da Madeira é o maior da empresa e pretendemos a breve prazo duplicar o número de elementos da equipa daqui para 40”, garante Thomas Berndorfer.

Para além de estar distribuída pelo mundo, a equipa da Connecting software é verdadeiramente internacional ao incluir profissionais de 10 países diferentes. Recentemente, a empresa expandiu o seu leque de produtos e está, por isso, em fase de recrutamento, tanto no mercado nacional como no internacional, uma vez que pretende atrair para a Madeira especialistas internacionais do setor.

Na Madeira, sublinha o CEO, existe uma situação que se torna positiva tanto para a empresa como para a Região Autónoma da Madeira, na medida em que há uma forte interligação com a Universidade da Madeira, com os Governos da Madeira e da República e ainda a integração no Centro Internacional de Negócios da Madeira, que apresenta vantagens fiscais para o desenvolvimento de negócios à escala internacional como sucede com a Connecting Software.

Thomas Berndorfer, CEO da Connecting Software

Em simultâneo com a equipa da Eslováquia, a equipa da Madeira está a criar soluções de integração e sincronização para uma variedade de setores e de negócios. “Nós ligamos software mais facilmente, de forma mais rápida e a um custo mais baixo do que as ferramentas existentes atualmente e ajudamos com isso as empresas a serem bem sucedidas nos desafios da transição digital e de um mundo online interligado”, diz Berndorfer.

A Connecting Software tem uma faturação anual a rondar os dois milhões de euros e é uma empresa orientada para o universo B2B. A maioria dos clientes são entidades governamentais, grandes e pequenas empresas com sistemas integrados. Alguns exemplos de clientes são o Departamento de Justiça do Canadá e os serviços públicos de países como a Nova Zelândia, a Inglaterra, a Áustria, a Holanda e os EUA, para além de grandes empresas e marcas como a 21st Century Fox – Disney, o Compass Group, a Selecta, a Liebherr ou a Spirit Aerosystems.

A plataforma Connect Bridge, integralmente desenvolvida pela Connecting Software, é a base do sucesso desta empresa. Esta plataforma funciona como um tradutor, que permite que os diferentes softwares comerciais já existentes numa empresa comuniquem uns com os outros, de forma a facilitar os processos de negócios e a tornar as empresas mais produtivas.

Esta plataforma suporta a maioria dos softwares mais atuais, como o Microsoft Dynamics 365, o Microsoft Exchange ou o Salesforce, mas também softwares mais antigos, com 10, 20 ou até 30 anos. Ao reduzir o esforço de integração em pelo menos 50% e economizando até 90% de tempo necessário para ter a integração a funcionar, a plataforma Connect Bridge continua muito popular mais de 10 anos depois do seu lançamento.

Quanto a apostas para o futuro, o CEO refere um dos produtos mais recentes, o CB Blockchain Seal. Segundo Thomas Berndorfer “é a solução ideal para garantir que os seus documentos digitais, seja qual for o tipo de ficheiro, são os originais e autênticos, usando a tecnologia Blockchain para algo que nada tem a ver com criptomoedas”.

O responsável pela empresa acrescenta ainda que têm clientes na América do Sul que usam esta solução “no combate à fraude e corrupção, mas as aplicações são muito mais vastas, e incluem desde auditorias a propriedade intelectual”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Software B2B e tecnologia blockchain em empresa do CINM

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião