Ideias +M

Festival CCP arranca esta sexta-feira para sete dias de promoção à criatividade na publicidade e no design

Rafael Ascensão,

A Semana Criativa de Lisboa, que culmina com os vencedores da 25ª edição do Festival CCP, arranca esta sexta-feira. O +M é media sponsor do evento.

Sete dias de iniciativas que promovem a criatividade na publicidade e no design e de distinção dos melhores trabalhos, o maior número de inscrições de sempre, e o objetivo de reforçar a importância da união na criatividade portuguesa. Com o tema “Traz outro amigo também” os 25 anos do Festival CCP e a 10ª Semana Criativa de Lisboa arrancam esta sexta-feira e prolomgam-se até 26 de maio, em Lisboa, com várias atividades de interesse para a indústria.

A inauguração da Semana Criativa de Lisboa, no dia 19 de maio, decorre no espaço Fábrica do Pão, no Hub Criativo do Beato, com o lançamento da quarta edição do livro Folha em Branco 2023, dedicado aos 25 anos de existência do CCP. O livro é uma oferta exclusiva para os sócios e parceiros estratégicos do Clube.

Entre workshops e sessões de formação – dirigidas aos profissionais do meio, como designers, publicitários, copywriters, estrategas, accounts e marketeers – várias conferências e tertúlias ao redor do tema da criatividade e outras iniciativas pioneiras no festival como a “Portfolio Doctor“ (dia 24), o festival conta com uma panóplia de iniciativas destinadas à indústria da comunicação.

O Dia Aberto CCP Empresas vai também regressar entre os dias 22 e 25 de maio, onde mais de 15 agências vão abrir as suas portas e apresentar o seu trabalho a jovens de escolas criativas.

Para os criativos e amigos, com especial gosto pela escrita e pela leitura, está agendado um encontro com autores convidados que lançaram livros recentemente e que irão ler excertos dos seus textos, no dia 25, no espaço Lounge Cerveja Sagres da Fábrica do Pão, cujo espaço exterior acolhe o Mercado Criativo, uma zona de bar e esplanada, pontos de venda com artigos de designers, ilustradores e artesãos, bem como food trucks.

O momento alto – a Gala Entrega de Prémios CCP – realiza-se no dia 26 de maio, altura em que são desvendados os vencedores do festival que contou este ano com o maior número de inscrições de sempre. O número recorde de 1030 trabalhos a concurso divide-se entre as setes categorias: Publicidade (287), Design (259), Digital (165), Experiências de Marca (99), Craft em Publicidade (133), Criatividade em Meios (57) e Integração e Inovação (30).

Foi a primeira vez que o festival ultrapassou a marca das mil inscrições, tendo registado no ano passado 946 inscrições. Em 2021 contou com 955 e em 2020 com 720.

Para a avaliação dos trabalhos o festival conta com um amplo painel de jurados nas diferentes categorias. A liderar o júri de Publicidade está Tiago Canas Mendes (co-fundador d’o escritório), enquanto Lizá Ramalho (designer e diretora de arte do estúdio R2) liderará na categoria de Design. Esta tarefa em Digital recai sobre Carol Saraiva (diretora criativa na TWDC LA), em Experiências de Marca sobre João Ribeiro (co-fundador da Stream and Tough Guy) e em Craft em Publicidade, sobre Tiago Guedes (realizador e fundador da Take it Easy). A presidência do júri de Criatividade em Meios é assumida por Bernardo Rodo (managing director da OMD Portugal).

Na mesma noite da entrega dos prémios sobem também ao palco os talentos Young Lions que vão representar Portugal em Cannes.

O festival também conta com uma app – “Clube da Criatividade” –, que pode ser descarregada para IOS ou Android. Lá pode ser encontrada toda a programação e links para as inscrições e bilhetes.

“Traz outro amigo também”, tal como cantava Zeca Afonso, foi o mote escolhido para esta edição – a primeira sob a denominação de Clube da Criatividade de Portugal (antes Clube de Criativos de Portugal) – e não foi escolhida por acaso. Faz parte do apelo do CCP à união dos criativos, pois nenhum deles é uma ilha e este festival “é sobre o arquipélago de gente que é preciso juntar para andarmos para a frente”, considera Susana Albuquerque, presidente do Clube da Criatividade de Portugal, em nota de imprensa.

A programação completa e demais informações podem ser consultadas no site do festival. O +M é media sponsor do festival.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.