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EDP abre loja temporária em Madrid com objetos retirados do oceano

Rafael Ascensão,

Objetivo é "sensibilizar para a necessidade de agir para proteger o planeta e combater as mudanças climáticas". No final, o valor total arrecadado será entregue à ONG The Ocean Cleanup.

Um computador portátil, um tambor de máquina de lavar roupa ou um boneco do Darth Vader são alguns dos objetos a ser exibidos pela EDP na Backwash, a primeira pop-up store do mundo com objetos resgatados do oceano, localizada na Gran Vía (Madrid, Espanha).

No total, a mostra conta com 13 “objetos que ninguém quer”, sendo que a cada um deles está associado um valor. Esse valor não indica o custo de compra, mas sim o “custo para o planeta” (número de anos necessários para o objeto se decompor). O computador portátil ou o tambor da máquina de lavar roupa, por exemplo, precisariam de mais de 500 anos para se decomporem.

Esta loja temporária pode ser visitada gratuitamente até 30 de junho na Gran Vía nº. 66 ou virtualmente, onde estão também disponibilizados os valores associados a cada um deles, os quais podem ser convertidos em doações para fins solidários.

No final, o valor total arrecadado será entregue à The Ocean Cleanup, uma organização não-governamental “que desenvolve e utiliza tecnologias avançadas para remover o lixo de plástico dos oceanos em todo o mundo”, explica a EDP em comunicado.

Os objetos expostos foram todos recolhidos do fundo do mar, em Sesimbra, através de uma limpeza subaquática recorde, organizada pela Oceanum Liberandum, com o apoio da EDP. A ação envolveu 597 mergulhadores e permitiu a retirada de mais de três toneladas de lixo marinho.

“Todos os anos, cerca de 12 milhões de toneladas de plástico, o equivalente a mais de 100 mil baleias azuis, são despejadas nos oceanos, um ecossistema gigante que abriga cerca de 80% de toda a vida no planeta”, recorda a EDP.

A empresa explica que, através destas iniciativas, “reforça o seu compromisso com a sociedade e com a ação climática, alinhado com o posicionamento da empresa e com o seu claim: ‘Nós escolhemos a Terra’”.

“A EDP espera assim contribuir para mitigar o impacto das alterações climáticas nos oceanos e sensibilizar para a urgência de proteger a vida marinha”, acrescenta.

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