Capital de risco conclui alienação da Cariano de Leiria ao grupo Tagar

O grupo português Tagar, com 43 anos, integra empresas como a Eurotagar, Idelgrua Ibérica, Gruav, Transtagar e Intergruas, e está presente em 14 países da Europa, África e América Latina.

Depois de no último ano e meio ter revitalizado a Cariano, empresa de aluguer de gruas, a sociedade de capital de risco Atena Equity Partners concluiu a alienação da empresa de Leiria ao Grupo Tagar.

No final de 2021, a private equity investiu 27 milhões de euros para salvar a Cariano da insolvência. Depois da reestruturação, a empresa liderada por Rui Bacalhau aumentou as vendas em mais de 50%, para cerca de 6,6 milhões de euros, quadruplicou a rentabilidade operacional e aumentou em cerca de 10% a equipa.

“Entendemos que o Grupo Tagar, um grupo português que é uma referência e que manterá a autonomia da Cariano, contribuirá de forma decisiva para o seu desenvolvimento, sendo a empresa parte estruturante do projeto que visa de criar o líder nacional neste setor”, afirma Victor Guégués, founding partner da Atena Equity Partners, citado em comunicado.

Victor Guégués, founding partner da Atena Equity Partners

Edgar Garcia, sócio cofundador do Grupo Tagar, realça: “Foi feito um trabalho fantástico de revitalização da Cariano, tornando-a numa mais-valia para o mercado. Por isso, decidimos avançar para a sua aquisição, reforçando as valências oferecidas pelo Grupo Tagar aos seus clientes em todo o Mundo e alargando as nossas avenidas de crescimento.”

Fundada há mais de 40 anos, a Cariano é uma referência na montagem e na manutenção de torres eólicas em Portugal e atua no mercado de transportes especiais.

O Grupo Tagar foi criado em 1980 por Ilídio Tavares e Edgar Garcia e assume-se como uma referência na disponibilização de autogruas, camiões-gruas, plataformas elevatórias e outros equipamentos de grande porte para eólicas e indústria. O grupo integra empresas como a Eurotagar, Idelgrua Ibérica, Gruav, Transtagar e Intergruas, e está presente em 14 países da Europa, África e América Latina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capital de risco conclui alienação da Cariano de Leiria ao grupo Tagar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião