Queijaria de Famalicão “derrete” mais sete milhões na fábrica até 2025
Grupo minhoto que detém a Lourofood e a Lactilouro, assegurando mais de 200 empregos, prepara novo ciclo de investimento industrial e lançamento de dois novos produtos inovadores em 2024.
As empresas Lourofood e Lactilouro, de Vila Nova de Famalicão, vão investir mais sete milhões de euros até 2025 em novos equipamentos e instalações, no âmbito da estratégia de expansão do grupo, que emprega 200 trabalhadores.
“Queremos crescer e direcionamos parte da nossa receita para investir em equipamentos e alargar as nossas unidades”, anunciou Rogério Lourenço, um dos administradores da empresa minhota, durante uma visita à Lourofood organizada pela autarquia.
Nos últimos dois anos, a marca de queijos tinha já investido cerca de seis milhões de euros em novos equipamentos e na modernização de instalações, “o que permitiu [à empresa] crescer, contratar novos colaboradores e alavancar a aposta em inovação e desenvolvimento de novos produtos”, realçou o empresário Rogério Lourenço.
Fomos os primeiros em Portugal a produzir queijo de vaca bio, com leite que adquirimos a produtores locais.
Com uma mão cheia de novidades, de acordo com a informação partilhada pelo município, a empresa criou uma marca de produtos sem lactose e tem uma equipa a colaborar com clientes e universidades com vista à criação de dois novos produtos inovadores que serão lançados no início de 2024. “Fomos os primeiros em Portugal a produzir queijo de vaca bio, com leite que adquirimos a produtores locais”, aponta o empresário.
O desenvolvimento de novos produtos resulta da “aposta na digitalização e integração da empresa com a estratégia da Indústria 4.0, no investimento em investigação e desenvolvimento de produto, a par da consolidação da presença internacional da Lourofood”, realçou o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, durante a visita à unidade industrial, situada na freguesia de Louro.
“A visão estratégica que tiveram permite-lhes ser uma marca robusta, que cria emprego, gera riqueza e valoriza o território, num exemplo que queremos seja contagiante para outros e uma marca identitária do nosso concelho”, destacou ainda o autarca social-democrata.
Além do mercado europeu, a queijaria Lactilouro tem-se posicionado nos Estados Unidos da América, Canadá, México e Perú, na Africa do Sul, Cabo Verde, Líbano e Macau. Destaque para a marca Dom Villas, que tem o rótulo “Produto que é Nosso” do Famalicão Made IN, e que é uma das grandes referências dos queijos produzidos pelo grupo.
“Somos filhos de agricultores ligados à produção de leite e virámos queijeiros pelo desafio de criar um novo negócio, que se transformou, ao longo dos últimos 20 anos, no que somos hoje: um grupo que se dedica não só à produção de queijo e ao desenvolvimento de novos produtos, mas também à transformação e embalagem de queijo para diversos clientes”, conclui Rogério Lourenço, que administra o grupo juntamente com o irmão Luís Lourenço.
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