Costa diz que país depende do sucesso da região Norte

Costa diz que "o acontece ao país depende muito do sucesso" da região Norte. Sublinhou a necessidade de todas as regiões do país convergirem com a média europeia para corrigir assimetrias.

“O Norte é, efetivamente, um motor fundamental do crescimento da economia, do investimento na investigação e desenvolvimento, da inovação e da capacidade exportadora. Portanto, o que acontece ao conjunto do país depende muito, obviamente, do sucesso dessa região“, começou por afirmar o primeiro-ministro no encerramento da sessão da manhã, do Seminário Estratégia Norte 2030, no centro de congressos Europarque, em Santa Maria da Feira.

Durante seminário, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Costa enalteceu a importância do Norte no contexto nacional pela sua economia e estratégia empreendedora e inovadora. O chefe do Governo frisou que o Programa Operacional (PO) Norte 2030 – apresentado esta terça-feira – “é, de longe, o PO regional com maior peso”, já que representa 43% “da totalidade das verbas alocadas aos PO regionais”.

Portanto, o que acontece ao conjunto do país depende muito, obviamente, do sucesso dessa região.

António Costa

Primeiro-ministro

Para o chefe do Governo, o Norte 2030 tem a mais-valia de estar alinhado com os objetivos desenhados para o resto do país. A “estratégia do Norte 2030 e os seus três ‘is’ – industrialização, internacionalização e inovação – estão particularmente alinhados com aquilo que são os grandes objetivos do desenvolvimento a nível nacional no horizonte 2030“, realçou.

Aliás, reiterou, “o primeiro grande objetivo é garantir uma década de convergência com a União Europeia, ou seja, que esta década seja a primeira desde sempre onde, durante 10 anos consecutivos, nós temos crescimento acima da média Europeia e nos voltamos a aproximar dos países mais desenvolvidos da União Europeia”. Costa lembrou, contudo, que a exceção foi o ano de 2020 devido à pandemia da Covid-19 que parou o país.

“Para isso, a convergência da região Norte com o conjunto do país é também absolutamente decisiva, porque um dos fatores que nos tem permitido convergir com a União Europeia tem sido, precisamente, o facto de a região Norte também estar a convergir com o conjunto do país”, sublinhou.

Por fim, o primeiro-ministro lembrou o conjunto de metas que o Governo acordou com a Comissão Europeia que, aliás, realçou, “estão muito bem expressas na estratégia e no Programa Operacional Norte 2030″, destacando ainda “o aumento em 25% das empresas exportadoras e o peso do Norte na capacidade exportadora do país. Costa destacou o facto de, pela primeira vez, as exportações terem ultrapassaram 50% do PIB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa diz que país depende do sucesso da região Norte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião