Ideias +M

Marcas mostram-se vivas com ativações no Nos Alive

Rafael Ascensão, Hugo Amaral,

No Nos Alive também várias marcas estão "alive", marcando presença no recinto do festival com stands próprios e apostando em diferentes ativações para se aproximarem dos clientes.

Ao final da tarde, antes dos principais concertos do festival, esta é uma das zonas mais concorridas do recintoHugo Amaral/ECO

Entrando no recinto do Nos Alive, no Passeio Marítimo de Algés, assim que se chega à zona do palco principal, são visíveis vários dos stands de diversas marcas que fazem questão de marcar presença no festival. É nesses espaços que as patrocinadoras do evento desenvolvem estratégias e campanhas de ativação para se aproximarem dos clientes, que fazem fila para interagir com as marcas, participar nos desafios que estas propõem e habilitarem-se a ganhar diversos prémios, entre produtos e brindes, descontos, bebidas ou acesso ao interior dos stands.

A Fidelidade, por exemplo, desafia os festivaleiros a conseguirem – literalmente – agarrar os seus prémios, num jogo com uma máquina de gancho. Depois de se inscreverem (para fins de marketing) os interessados têm assim a hipótese de ganhar chapéus, porta-chaves, bebidas, sacos e outros prémios se tiverem a perícia suficiente para os agarrar.

Stand da FidelidadeHugo Amaral/ECO

Ao +M, José Villa de Freitas, marketing manager da Fidelidade, explicou que mais do que a ativação em si, o importante é a própria presença da Fidelidade, que procura juntar todos os consumidores, dos mais novos aos mais velhos. Enquanto no dia-a-dia o mote é “Fidelidade a todas as idades”, nos três dias do festival este é ligeiramente alterado para “a música não escolhe idades”.

Em termos de agências – para aquele que é um momento de promoção de produtos merchandising e de posicionamento da Fidelidade – a seguradora trabalhou com a Desafio Global e com a Caetsu.

Já junto do stand da Delta Q, estende-se uma fila de interessados em ganhar uma das seis máquinas Rise (novo sistema de extração de café, em que este é injetado debaixo para cima, pelo fundo da chávena), que são oferecidas no decorrer do festival.

No stand da Delta à procura do balão premiadoHugo Amaral/ECO

Para isso têm de entrar numa sala cheia de balões com as cores típicas do café (castanho, laranja escuro ou amarelo torrado), que depois são colocados em rápido movimento por ventoinhas durante 20 segundos – o tempo estimado de uma extração invertiva Rise. Os festivaleiros têm de tentar apanhar o maior número de balões possível, ganhando a máquina se conseguirem apanhar um balão premiado. Todos aqueles que não sejam os “felizes contemplados” ganham na mesma um chapéu (panamá) da marca.

No desenvolvimento desta ativação a marca de café contou com o apoio da agência Label.

O Novobanco, o banco oficial do Nos Alive 2023, uniu-se ao evento, apostando na personalização de sacos de pano para os festivaleiros, de uma forma bem pessoal e quase “audível”. Os interessados gravam a sua voz durante dez segundos, ficando depois as ondas sonoras da sua voz impressas no saco, assim como o seu nome.

Espaço para selfies e fotos no stand do Novo BancoHugo Amaral/ECO

O público pode ainda tirar fotos com imagens do seu registo vocal dentro de uma estrutura própria para o efeito. Para estas ativações a instituição bancária conto com o apoio da agência MariaJoana.

De uma forma também personalizada, e recorrendo a inteligência artificial, a Fnac coloca ao dispor dos participantes a possibilidade de estes criarem uma capa de CD de uma das bandas do dia. Preenchendo um breve inquérito – entre a escolha da banda, tipo de arte a aplicar no desenho ou escolhendo duas ou três palavras espontâneas – os participantes recebem depois uma capa de CD única.

Filas para entrar na Fnac e criar a capa de um disco com recurso Inteligência ArtificialHugo Amaral/ECO

Nesta ativação a marca contou com a colaboração da agência Creme.

Aqueles que rondem o stand da EY “arriscam-se” a ser abordados pelos promotores da marca que incitam “I say EY“, ao que os festivaleiros tinham de responder “Sounds Good“. Respondendo corretamente (eram dadas dicas sobre o que tinham de responder), os participantes têm depois direito a “rodar” uma roleta digital, na qual podem sair brindes, uma “VIP experience” no stand ou um “feed for good“, ou seja, refeições a serem doadas pela EY à Refood.

Para a sua ativação no Nos Alive a EY contou com a colaboração de diversas agências como a All Comunicação (redes sociais), Feeders (stand), Wello (agência de design) ou Mude (produção de eventos), numa equipa total a rondar cerca de 30 pessoas. A parte criativa resultou de “muito brainstorming”, explicou ao +M Telma Franco, brand marketing & communications director da marca.

Registo vídeo 360º no stand da EYHugo Amaral/ECO

“Para nós é importante estar neste festival porque ajuda-nos a estar mais próximos de diferentes targets. Não só clientes, aliás hoje convidamos clientes para estarem aqui, o nosso target interno, os nossos colaboradores e também o nosso target de recrutamento, portanto daí este segundo ano termos voltado ao festival”, explicou Telma Franco.

Presentes há 11 anos no festival, a Control faz questão de marcar presença no evento visto assim ter a oportunidade de falar diretamente com os seus fãs, de “estar em contacto diretamente com eles, a vibrar com eles, e não o conseguíamos fazer de outra forma – apesar de vibrarmos com eles todos os dias nas redes sociais e eles vibrarem connosco”, diz Patrícia Nunes Coelho, diretora de marketing da Control.

Contudo, “aqui é diferente, é viver intensamente com os nossos fãs, a nossa marca, os nossos valores e o que queremos representar e o que representamos”, acrescenta.

“Control your Vibe”, jogo de ativação de marca da ControlHugo Amaral/ECO

Tendo como mote “Control Your Vibe“, para ativação principal a marca apostou num jogo de toque inspirado no “Band Hero”, no qual os participantes têm de ser rápidos a “apanhar” os produtos da marca para ganhar pontos. Os que errarem sentem uma vibração nos pés. Os prémios disponíveis – para quem atingir uma determinada pontuação – são t-shirts, bandas para dormir, preservativos, vibradores, geles de massagem, e outros artigos da gama produtos da marca.

Pela primeira vez a Control apostou na agência Nervo para a apoiar na sua ativação no festival e “estamos muito satisfeitos, foi claramente uma boa aposta”, adianta Patrícia Nunes Coelho.

Por seu lado, as ativações da Nos, naming sponsor do festival, começaram antes do próprio festival nomeadamente através de um passatempo em que ofereceu 900 bilhetes diários para o Nos Alive aos seus clientes Nos e WTF, sendo que a cinco destes foram ainda entregues bilhetes para oferecer aos amigos.

Já dentro do festival, sendo uma operadora, a Nos quer “fazer aquilo que nós fazemos melhor, que é ligar as pessoas, através da nossa rede. Equipámos todo este festival com fibra, com rede móvel, e é uma coisa realmente invisível mas necessária a todos”, explica Bárbara Carvalhosa, brand manager da Nos.

Bancada com vista privilegiada para o palco principal do Nos AliveHugo Amaral/ECO

Além disso a marca conta com uma bancada para os clientes, onde estes podem descansar, assistir aos concertos ou carregar o telemóvel, oferece 50 gigas de dados móveis, por via de QR codes espalhados pelo recinto, através dos quais estes podem aceder à oferta e ainda paredes de carregamento e pontos de rede wifi acessíveis a toda a gente.

A música “é um território muito importante para a marca porque as pessoas têm uma relação com a música e nós para nos relacionarmos com as pessoas, estamos presentes na música para as conseguirmos contactar de uma forma mais emotiva, [para] chegar às pessoas sem ser com uma transação comercial. Portanto o território da música é muito importante para nós“, explicou ainda Bárbara Carvalhosa ao +M.

Interior do stand da NOSHugo Amaral/ECO

No âmbito do festival, a Nos trabalhou com a agência Havas (mais a parte de publicidade) e Full Six (principalmente no âmbito do digital) – agências com que trabalha a comunicação no território da música – e ainda com o Canal 180 (produção dos conteúdos) e com a Notable (estratégia de influenciadores).

A 15ª edição do festival Nos Alive decorre entre 6 e 8 de julho e conta com a atuação de 110 artistas distribuídos por sete palcos num recinto sem grandes alterações em relação aos anos anteriores. Apenas a área do palco Coreto foi adaptada para receber mais público, numa zona maior e com mais esplanadas. Dos cabeças de cartaz do Nos Alive 2023 fazem parte os Red Hot Chili Peppers, The Black Keys, Arctic Monkeys, Lizzo, Sam Smith e Queens of the Stone Age.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.