Concurso para construir novo edifício do Hub Azul de Leixões vai ser lançado em agosto
Edifício do Hub Azul de Leixões será instalado na plataforma logística deste porto de Matosinhos e deve estar concluído até ao final de 2025. É um dos oito polos que integram a rede Hub Azul Portugal.
O concurso público para a construção do novo edifício do Hub Azul de Leixões (HAL) será lançado durante este mês de agosto. Ficará localizado na plataforma logística do Porto de Leixões e irá servir para testar as tecnologias oceânicas e monitorizar o meio marinho, reforçando a capacidade de gestão dos respetivos ecossistemas e a melhoria da saúde dos oceanos. A obra deverá arrancar no início do ano e deverá estar concluída no final de 2025.
“Esta infraestrutura científica, instalada especificamente em zona portuária, permitirá colmatar a insuficiência de zonas de teste em ambiente relevante no país, reforçando as capacidades de desenvolvimento e de teste de tecnologias oceânicas em favor de uma economia azul, mais descarbonizada e sustentável no contexto das oportunidades decorrentes das transições climática e digital, a nível internacional”, detalha ao ECO o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência da Universidade do Porto (INESCTEC).
O Hub Azul é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e será liderada pelo INESCTEC. Participam ainda no consórcio o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), o Fórum Oceano, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Câmara de Matosinhos. Do HAL fará ainda parte o Biobanco Azul do Norte, que ficará localizado no CIIMAR, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
O Hub Azul de Leixões é um dos oito polos que integram a rede Hub Azul Portugal e tem como objetivo contribuir para a descarbonização e transformação digital da economia azul. O instituto ligado à Universidade do Porto realça que esta “será uma infraestrutura única no país e uma das poucas a nível europeu e mundial”.
A rede Hub Azul inclui Lisboa, Oeiras, Porto, Matosinhos, Algarve, Peniche e Açores e representa um investimento total de 87 milhões de euros, entre os 252 milhões previstos na chamada bazuca europeia para desenvolver a economia do mar.
A apresentação da empreitada de construção da Bacia Oceânica Hub Azul de Leixões decorreu na segunda-feira no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e contou com a presença de personalidades como José Maria Costa (secretário de Estado do Mar), José Manuel Mendonça (chairman do INESCTEC), João Neves (novo presidente da APDL) e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concurso para construir novo edifício do Hub Azul de Leixões vai ser lançado em agosto
{{ noCommentsLabel }}