Ford escolhe startup do Porto para melhorar eficiência na fábrica

Incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a Azitek desenvolveu um sistema de rastreamento de ativos que está a ser implementado na fábrica da Ford em Valência.

A Ford Motor Company escolheu a Azitek, startup incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), para implementar um sistema de rastreamento de ativos na maior fábrica europeia da construtora automóvel americana.

A startup portuguesa venceu o desafio lançado pela Ford no BoostUp! Bridge 2022 Grand Final, iniciativa do European Institute of Innovation and Technology (EIT) Manufacturing. A Azitek recebeu 30 mil euros para desenvolver uma solução de Internet das Coisas (IoT) que está, agora, a ser implementada na fábrica da Ford em Valência.

A solução da Azitek está, neste momento, a rastrear cerca de seis dos 20 mil contentores de plástico KLT – transportador de carga pequena – responsáveis pelo transporte de materiais e bens entre os diversos locais da fábrica sediada em território espanhol.

A tecnologia de radiofrequência permite fazer, em tempo real, a deteção automática das caixas, obter a sua localização, fazer inventário instantâneo, receber avisos relativamente à escassez desses materiais, produzir indicadores de desempenho – como a velocidade a que está a ser feita a rotação de caixas com componentes entre os diversos locais –ou fazer o processo de lavagem dos contentores. Estes dados são recolhidos através de leitores colocado na zona da linha de montagem, do armazém e da lavagem dos contentores.

José Francisco Valente, CEO da Azitek, vencedor do desafio lançado pela Ford no BoostUp! Bridge 2022 Grand Final, iniciativa do European Institute of Innovation and Technology (EIT) Manufacturing

A Azitek explica, em comunicado enviado às redações, que “este procedimento permite resolver o problema da execução de inventário manual, processo que é propenso a erros, e que leva a uma perda anual de 7% das caixas utilizadas, que se refletem em perdas financeiras para as empresas que as compram e que necessitam das mesmas para poder funcionar de forma eficiente”.

No futuro, a nossa ambição é resolver este problema nas várias fábricas da Ford pelo mundo.

José Francisco Valente

CEO da Azitek

O CEO da Azitek, José Francisco Valente, realça que a solução “tem sido um sucesso e a implementação tem corrido muito bem”. O jovem empreendedor detalha que o “próximo passo é expandir o sistema para todos os KLTs e para mais tipos de contentores retornáveis, além de expandir a cobertura para outros parceiros logísticos da Ford”. “No futuro, a nossa ambição é resolver este problema nas várias fábricas da Ford pelo mundo“, completa.

Além da Ford Motor Company, a Azitek aplica esta solução nos caixotes do lixo da cidade do Porto, através da Porto Ambiente, e nas fábricas da Lingote. Também oferecem soluções para a indústria na área da automatização de processos, tendo clientes como a Bosch, a BorgWarner ou a Gestamp.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ford escolhe startup do Porto para melhorar eficiência na fábrica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião