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Reciclar eletrodomésticos é tão fácil como ir às compras, diz APED em nova campanha

Rafael Ascensão,

Ficando no ar durante três semanas, a campanha marca presença em rádio, televisão, plataformas de comunicação da APED e associados e em alguns pontos de venda.

Na sua nova campanha, “com uma linguagem simples, acessível e positiva”, a APED defende que reciclar eletrodomésticos é tão fácil como ir às compras. A criatividade e conceção da campanha foi da LPM Comunicação.

“A campanha da APED pretende mobilizar os cidadãos para a entrega destes equipamentos nos canais certos com vista a garantir a sua reciclagem, apoiando, assim, a economia circular“, diz Cristina Câmara, diretora de Sustentabilidade da APED, citada em comunicado.

O objetivo passa também por “ajudar Portugal a cumprir as metas europeias e nacionais nesta área e sensibilizar a população sobre o destino final daqueles ‘trambolhos’ que só ocupam espaço em casa. Ou seja, os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)”, refere-se em nota de imprensa.

Ficando no ar até 13 de outubro, a campanha marca presença em rádio (Rádio Comercial), televisão (CMTV), plataformas de comunicação da APED e associados e em alguns pontos de venda.

A campanha conta com o apoio das entidades gestoras ERP Portugal, Electrão e E-Cycle e com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Direção-Geral das Atividades Económicas.

Segundo a APA, em 2021 foram recolhidas cerca de 53.693 toneladas de REEE, ou seja, 30% da meta de 65% definida pela União Europeia, pelo que para cumprir a meta Portugal teria de recolher 116.334 toneladas. Embora apenas três países tenham alcançado o objetivo (Bulgária, Croácia e Finlândia), “Portugal encontra-se entre os países com menor índice de recolha“, refere-se também em comunicado.

O problema, no entanto, não se encontra no tratamento dos resíduos, tendo em conta que a valorização dos REEE recolhidos em Portugal é superior a 90%. A dificuldade parece mesmo assentar na “reduzida quantidade dos que são recolhidos face aos colocados no mercado“.

“Por isso mesmo um outro objetivo da campanha passa por ajudar a mudar os hábitos dos consumidores relativamente à entrega de REEE nos locais adequados para o efeito“, acrescenta-se.

Segundo Cristina Câmara, o retalho e a distribuição “estão na linha da frente das melhores práticas de sustentabilidade”, sendo que, em 2022, os associados da APED encaminharam para valorização cerca de 9.500 toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), representando cerca de 30% do total de equipamentos recolhidos e tratados.

Ainda temos um longo caminho a percorrer e apenas chegaremos aos objetivos nacionais se demonstrarmos como é fácil entregar os equipamentos elétricos e eletrónicos nos locais adequados“, refere a diretora de Sustentabilidade da APED.

Entre os seus associados, a APED disponibiliza cerca de 1.700 locais para recolha destes equipamentos. Para além disso, os equipamentos usados também são recolhidos gratuitamente aquando da entrega de novos ao domicílio.

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