Negócios +M

Nos Alive é o festival com melhor reputação global e emocional

Carla Borges Ferreira,

O festival organizado pela Everything is New lidera também no ranking de reputação emocional. Na reputação racional a primeira posição é do Rock in Rio, avança a OnStrategy

O Nos Alive é o festival de música com melhor reputação global, liderando também no índice emocional. A conclusão é do estudo anual Festivais de Música mais relevantes, da consultora OnStrategy, que avalia a reputação global dos eventos, a reputação emocional e a reputação racional.

Na reputação global, surge então na primeira posição o Nos Alive, seguido pelo Rock in Rio e pelo Super Bock Super Rock. O festival organizado pela Everything is New ocupa também a primeira posição em termos de reputação emocional, que engloba a relevância, confiança, admiração e preferência. Nestes items o Nos Alive é seguido pelo Rock inRio e, na terceira posição, pelo Nos Primavera Sound (que em 2023 passou apenas a Primavera Sound).

Na reputação racional, que abarca as bandas, serviços, inovação e sustentabilidade, o Nos Alive desce à segunda posição, sendo o primeiro lugar do Rock in Rio. O Super Bock Super Rock encerra o pódio. De notar que, apesar de sempre nas posições cimeiras, o Rock in Rio, que se realiza de dois em dois anos, não teve edição em 2023.

Vodafone Paredes de Coura, Meo Sudoeste, CA Vilar de Mouros, EDP Cool Jazz (que em 2023 já não teve a EDP como naming sponsor -, Sumol Summer Fest e Meo Marés Vivas são os restantes eventos que ocupam os Top 10 dos festivais de música com melhor reputação.

O Meo Kalorama, este ano na segunda edição, não surge ainda no ranking da OnStrategy, que apenas divulga as dez primeiras posições, esclareceu ao +M a consultora.

Os festivais são selecionados após a identificação espontânea dos mesmos. Numa segunda fase é avaliado o reconhecimento induzido/familiaridade e os atributos emocionais (relevância, confiança, admiração e preferência) e racionais (bandas, serviços de apoio, inovação e sustentabilidade).

O estudo é realizado em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) junto de mais de 20 mil cidadãos que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social, descreve a consultora liderada por Pedro Tavares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.