BRANDS' Local Online Cascais participa em concurso de soluções ambientais inovadoras
O CLIMABOROUGH, cofinanciado pelo Horizonte Europa, é um dos 3 projetos escolhidos para promover a inovação ambiental e urbana no âmbito da Missão "100 Cidades Inteligentes e Neutras para o Clima".
Coordenado pela ANCI Toscana, o projeto conta com 27 parceiros, incluindo 14 cidades, e tem como objetivo encontrar soluções para uma transição verde, através da criação de projetos-piloto e os ensaios de inovação com soluções já existentes no mercado.
Cascais vai desenvolver um projeto que otimize a recolha, reutilização e reciclagem de têxteis usados, integrado na estratégia da neutralidade carbónica deste concelho que passa pela resposta aos resíduos. A consulta preliminar de mercado para os resíduos têxteis decorreu em outubro e os envolvidos devem apresentar soluções inovadoras para a recolha de têxteis em Cascais, sujeitando-se a um mecanismo de concurso público.
O mecanismo lançará, no máximo, 24 projetos-piloto, tendo em consideração um calendário de duas rondas de concursos públicos para a inovação, geridos pela ANCI Toscana, onde se pretende dar resposta aos desafios apresentados pelas 12 cidades europeias.
Durante a primeira ronda de convites, iniciada no dia 17 de outubro, foi proposto às empresas que apresentassem soluções inovadoras e sustentáveis para responder às necessidades das 8 cidades líderes do projeto: Atenas, Atenas, Cascais, Differdange, Grenoble-Alpes Métropole, Ioannina, Maribor, Sofia e Turim.
Cada cidade definiu um desafio específico, de modo a atingir o objetivo da neutralidade climática até 2050 (e uma redução de 55% até 2030): Atenas vai trabalhar na energia e nos edifícios, Grenoble-Alpes vai modelar o impacto de um projeto de construção, Differdange vai produzir localmente a sua eletricidade 100% limpa, Sófia vai reduzir o seu tráfego, enquanto Maribor, Turim e Cascais pretendem melhorar a recolha de têxteis, REEE e biorresíduos, e Ioannina vai focar-se nas águas residuais. Esta primeira ronda atribuirá 2 400 000 euros a um máximo de 16 projetos-piloto.
O instrumento escolhido pelo CLIMABOROUGH para o concurso é uma plataforma colaborativa para a inovação, que será lançada e gerida pela ANCI Toscana em nome das cidades.
O concurso encontra-se aberto a todas as pessoas coletivas que possam garantir o desempenho e cumprir os critérios estabelecidos no Regulamento do Concurso.
Todos os desafios estão associados a soluções inovadoras de forma a estimular e impulsionar a utilização de dados e desencadear mudanças comportamentais através da participação das partes interessadas locais a todos os níveis.
“Espera-se que este contrato público para a inovação reduza o fosso entre as cidades e o mercado, através da disseminação de resultados de I&D e inovação que demonstrem um claro potencial para melhorar as ações de neutralidade climática na Europa“, afirmou Francesco Molinari, perito principal em contratos públicos da ANCI Toscana.
Matteo Satta e Besnik Mehmeti, coordenadores do projeto, afirmaram: “Atualmente, as autoridades locais trabalham numa série de projetos-piloto, muitas vezes sem qualquer ligação entre si. É por isso que o CLIMABOROUGH trabalha com uma abordagem de “tecnologia circular”, pois consideramos que a tecnologia existe, mas ainda nos falta capacidade para a sua implementação, com um impacto muito negativo na utilização e adoção pelas várias partes interessadas. Acreditamos que aumentar a colaboração entre cidades, entre startups e, entre cidades e startups, terá um impacto muito positivo no envolvimento dos stakeholders e dos cidadãos, com impactos positivos tremendos na neutralidade climática“.
O calendário do concurso para apresentação de propostas está definido em várias etapas, mas para participar no processo será necessário que os candidatos se inscrevam até 30 de novembro. Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis aqui. Todas as experiências terão início durante o verão de 2024 e terão a duração de um ano.
As informações sobre o primeiro concurso estão disponíveis no site do projeto e nos canais das redes sociais:
- X (ex-Twitter): @climaborough
- LinkedIn: Climaborough
- Facebook: Climaborough
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cascais participa em concurso de soluções ambientais inovadoras
{{ noCommentsLabel }}