Câmara da Feira gasta quase um milhão no maior parque temático de Natal do país
Conhecido como o maior parque temático de Natal do país, o Perlim atrai mais de cem mil visitantes à cidade. Evento custa 900 mil euros à autarquia, mas receitas de bilheteira pagam investimento.
O Perlim, que é “o maior e mais original parque temático de Natal do país”, abre portas amanhã e prolonga-se até 30 de dezembro, na Quinta do Castelo de Santa Maria da Feira. Ao longo de 22 dias repletos de cor e magia são esperados mais de cem mil visitantes. O evento representa um investimento de 900 mil euros por parte da autarquia feirense que espera reaver o valor através das receitas de bilheteira e merchandising.
“Há muitas festas e mercados de Natal em Portugal, mas com esta dimensão e duração, é claramente o maior parque temático de Natal do país. Não conheço nenhum em Portugal com estas características”, afirma com orgulho o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, em declarações ao ECO/Local Online.
Há muitas festas e mercados de Natal em Portugal, mas com esta dimensão e duração, é claramente o maior parque temático de Natal do país. Não conheço nenhum em Portugal com estas características.
Apesar do investimento, a autarquia está convicta de que o evento será financeiramente autossustentável à semelhança de outros anos. “A experiência diz-nos que as receitas conseguem cobrir as despesas. Mas as condições meteorológicas podem comprometer a receitas das bilheteiras e é um risco que temos de correr”, diz o autarca.
Para além do encaixe financeiro, Emídio Sousa realça que o evento tem um “enorme impacto económico” no pequeno comércio, na restauração e nos restantes agentes económicos.
Nascido em 2008 e inicialmente batizado de “Terra dos Sonhos”, a edição do Perlim deste ano tem como temática as quatro estações. A Quinta do Castelo vai estar dividida em quatro áreas, cada uma delas decorada com elementos cenográficos alusivos a cada estação do ano, onde serão apresentados espetáculos temáticos e momentos de interação com o público.
Além dos espetáculos, o Perlim vai contar com mais de mil peças e elementos cenográficos distribuídos pela quinta do Castelo e área envolvente. “O Perlim não é um produto de catálogo, resulta do trabalho de autor, que não existe em mais lado nenhum, e isso faz toda a diferença”, sublinha Cristiana Henriques, responsável pela cenografia do parque temático, que integra o castelo e o Mercado de Natal. Cristiana Henriques realça que no “Perlim não há lugar a desperdícios. Aproveita-se tudo e tudo se transforma em algo bonito e cuidado”, reforça a cenógrafa, que acompanha o evento desde a primeira edição.
O Pai Natal chega à cidade feirense esta sexta-feira à noite, um momento que antecipa a abertura do evento. Para além do parque temático na quinta do Castelo, o centro da Feira vai contar com um mercado de Natal e com o circo espanhol Evolution que se vai instalar nas margens do Rio Cáster, na zona envolvente das piscinas municipais de Santa Maria da Feira. O evento, que conta ainda com uma pista de gelo, emprega temporariamente mais de 300 pessoas e a grande maioria (80%) dos espetáculos são assegurados por companhias locais.
Cerca de 30% dos visitantes são espanhóis, principalmente da zona da Galiza. “O espanhol tem mesmo uma grande apetência para as deslocações a Portugal”, realça o autarca.
Parte da muralha do castelo de Santa Maria da Feira, que se encontra em obras de consolidação, ruiu no final de outubro devido às chuvas intensas. O autarca garante que o acontecimento “não vai impedir a realização de atividades alusivas ao Perlim no interior e exterior do monumento” e que o espetáculo diário de pirotecnia nas imediações do Castelo irá manter-se como nas edições anteriores.
A pulseira para aceder todos os dias ao evento tem o preço de 16 euros, enquanto o bilhete diário custa 7,50 euros por adulto e 6,50 euros para crianças dos 3 aos 12 anos e maiores de 65 anos. A entrada no circo custa 15 euros e 12 euros, respetivamente, e o bilhete conjunto custa 18,50 euros e 14,50 euros, respetivamente.
À semelhança de edições anteriores, todas as crianças que residam no concelho de Santa Maria da Feira ou frequentem o pré-escolar e o 1º ciclo em escolas públicas, privadas e IPSS do território, vão receber uma entrada gratuita para o parque temático Perlim.
Os bebés nascidos no Hospital S. Sebastião, durante o período que decorre o Perlim, têm acesso gratuito vitalício ao parque temático. Só o ano passado nasceram 120 crianças: 67 meninos e 52 meninas.
O município viu na arte de rua uma oportunidade e tem vindo a apostar neste segmento, seja no Perlim, na Viagem Medieval ou no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara da Feira gasta quase um milhão no maior parque temático de Natal do país
{{ noCommentsLabel }}