Natal é também época de comunicação. Veja algumas das campanhas deste ano
Desde a aposta em música, às mensagens de solidariedade, amor e gratidão, passando pelo humor ou sustentabilidade, são várias as estratégias das marcas para comunicar nesta altura.
Com a progressiva aproximação do Natal foram chegando as campanhas alusivas à época, uma das mais importantes do ano em termos de comunicação.
O +M compilou algumas das principais campanhas de Natal que pretendem contagiar os portugueses com a “magia” da quadra e com a comunicação das respetivas marcas.
“Quem trouxe de volta a magia do Natal?” – Pingo Doce
Fernando Daniel é o artista responsável por dar voz à campanha de Natal do Pingo Doce que traz de volta o jingle “Quem Trouxe”. A campanha pretende celebrar a portugalidade e “baseia-se em valores como a oportunidade de poupança, a frescura e a confiança”. O filme retrata o espírito de união dos portugueses em diferentes contextos, desde o ambiente em loja, cozinha e restaurante do Pingo Doce, numa ceia de Natal, numa lota ou com um grupo de cante alentejano. A produção foi da Krypton Films e a criatividade da BBDO Portugal.
“No Minipreço, sabemos que os maiores prazeres são os mais… pequenininhos. Mesmo no Natal” – Minipreço
Mantendo a assinatura “Minipreço. Ao seu lado, com os melhores preços”, a insígnia pretende transmitir a ideia de que é nas coisas simples que se encontram os verdadeiros prazeres e reforçar a aposta na proximidade. A atriz Sara Prata é o rosto desta campanha, assinada pela Nossa.
“A árvore que não tem luz, mas que dá luz” – EDP
A campanha de Natal da EDP pretende a chamar a atenção para a importância da transição energética e dos benefícios que esta traz às comunidades. No início de dezembro, a EDP instalou na aldeia de Alcorriol uma árvore de Natal feita de painéis solares que capta a energia do sol durante o dia e que, durante a noite, ilumina a localidade do município de Torres Novas, no Ribatejo, onde moram cerca de 300 pessoas. No final desta iniciativa, os 45 painéis solares serão doados aos habitantes e infraestruturas municipais. A criatividade é da Havas.
“A notinha dos avós” – Prio
Com a criatividade da Adagietto, a campanha da Prio aproveita a ideia da típica “notinha” dada pelos avós para a sua campanha de Natal. Entrevistando avós de uma pacata aldeia do interior de Portugal percebe-se que estes gostavam de contar mais regularmente com a visita dos netos, pelo que dão uma “notinha” para os avós oferecerem aos netos, nota essa que vale um abastecimento num posto de combustível Prio.
“Nunca é tarde para ouvires o teu coração” – Vodafone
Assinada pela Wunderman Thompson e produzida pela Krypton, a campanha é “um apelo à reflexão sobre a importância da aceitação e do amor, nas suas diversas formas“. Com o mote “por mais que se façam ouvir outras vozes nunca é tarde para ouvires o teu coração”, a campanha de Natal da Vodafone fala aceitação e de amor sem preconceitos. ‘Listen to your heart’, dos Roxette, é o tema escolhido para o filme, no qual na noite de Natal uma mulher relembra uma relação interrompida pelo receio do preconceito e, inspirada nos familiares mais jovens, dá um primeiro passo para a reatar.
“Neste Natal a magia está na bola” – Liga Portugal
Aquela que é a primeira grande campanha de Natal da Liga Portugal pretende uma “aproximação cada vez maior da marca à indústria de entretenimento e ao consumidor“. Os objetivos passam ainda por comunicar o lançamento da nova bola oficial de inverno e dos novos embaixadores, bem como impulsionar o regresso dos adeptos e das famílias aos estádios. No vídeo aparecerem os novos embaixadores, como Manuel Fernandes, Nuno Gomes, Quaresma, Costinha, Helton, Fernando Meira, entre outros ex-futebolistas conhecidos entre os adeptos portugueses. A criatividade é da Fuel e a produção da Garage.
Um Beirão de Sorte – Licor Beirão
Inspirada na série portuguesa de sucesso da Netflix “Rabo de Peixe”, a campanha de Natal deste ano da Licor Beirão mostra uma carregamento de garrafas que, acidentalmente, “deu à costa” numa zona ribeirinha em Cabeça de Lobo, desencadeando um role de problemas e aventuras. A criatividade é da Mustard e a produção da More Maria.
“O Presente” – Nos
Assinada pela O Escritório, a campanha de Natal da Nos foi produzida pela More Maria e tem a gratidão como tema e “às vezes já temos o presente que mais queremos” como mote. A campanha “procurou uma história simples, capaz de reavivar o espírito original do Natal, para um reenfoque no que realmente importa: as ligações”.
“Dá espaço à partilha” – Meo
Tendo como mote “quando se abre uma porta, abre-se o coração”, a campanha de Natal da Meo visa amplificar o lançamento do projeto “Partilha Casa” e foca-se em dois problemas que pautam a atualidade portuguesa: a crise de habitação e a solidão dos idosos. A criatividade da da Dentsu Creative Portugal.
“Tudo para não te esqueceres de nada” – Worten
O humor é a aposta da Worten para o Natal, numa campanha que juntou Ricardo Araújo Pereira e Inês Aires Pereira e contou com criatividade da Fuel e realização de Alexandre Montenegro. “A Worten tem tudo para não te esqueceres de nada” é o claim da campanha que aposta em divertir os espectadores. Ricardo Araújo Pereira dá vida a um boneco de Pai Natal, que ficou esquecido na fachada de um prédio de um ano para o outro. Já Inês Aires Pereira dá vida a um anjinho num estandarte vermelho que é colocado à janela para este Natal.
“Um Natal Cheio de Preços Baixos” – Intermarché
A nova campanha de Natal do Intermarché aproveita a essência dos momentos familiares durante a quadra natalícia para a promoção de fatores como a proximidade, variedade e acessibilidade da marca junto dos clientes. A campanha, que “reflete a importância de estarmos juntos no Natal e como o Intermarché facilita estes encontros, oferecendo tudo o que é necessário para um Natal de sonho, com a tradição a assumir um papel de destaque”, conta com a criatividade da Grafe Publicidade e produção da Still.
“Quem acredita no Pai Natal, acredita em todos” – Continente
Assinada pela Fuel, a campanha de Natal do Continente tem como mote “há muitos Natais e o Continente quer fazer parte de todos”, mostrando-se no filme vários tipos de Pais Natal, desde a Mãe Natal, Vizinha Natal ou Amigo Natal, até ao Ex-Natal e Desconhecido Natal.
“O Natal na Solverde.pt traz-te bónus todos os dias! Woo-hoo!” – Solverde.pt
Assinada pela agência O Escritório, a campanha de Natal da Solverde.pt destaca a “emoção” do jogo online num filme que reúne três amigos numa estância de ski. Ansiosos por chegarem ao cimo, dois dos amigos saltam do teleférico em euforia, enquanto o terceiro continua sentado a “vibrar” com a “emoção” de jogar no casino online da Solverde.pt.
“Este Natal, Onde Estiver, Estamos Juntos” – MO
Com conceito criativo da MO e realizada pela Snowberry, a campanha de Natal da MO celebra as múltiplas vivências que caracterizam esta época festiva, visando reforçar a ligação entre a marca e os clientes e as suas diferentes formas de celebrar o Natal. O spot transmite a mensagem de que, independentemente das circunstâncias ou companhia, o espírito de Natal está sempre presente.
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