Santarém avança com requalificaçao de 11 USF no valor de 1,7 milhões de euros
Município de Santarém espera ter financiamento do PRR para requalificar USF, no valor de 1,7 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Santarém já assinou os protocolos com sete Uniões e Juntas de Freguesias do concelho com vista à requalificação de 11 Unidades de Saúde Familiar (USF) no valor de 1,7 milhões de euros, no âmbito do processo de descentralização de competências na área da Saúde.
Estas intervenções deverão contar com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Este investimento, que surgirá via PRR de mais de um milhão de euros, irá libertar orçamento para outros investimentos importantes“, afirmou o presidente do Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, durante a cerimónia.
Em causa estão 11 requalificações nas USF de Alviela, Almeida Garrett e Foral Novo, localizadas em várias freguesias do concelho de Santarém. As intervenções destinam-se à melhoria das acessibilidades, condições de segurança e conforto para utentes e profissionais. Assim como à beneficiação e adequação às prestações de cuidados e aos planos de contingência, à manutenção e conservação de edifícios, além da valorização ambiental e promoção da eficiência energética.
Este investimento, que surgirá via PRR de mais de um milhão de euros, irá libertar orçamento para outros investimentos importantes.
Dessas 11 requalificações objeto de financiamento, sete delas estão instaladas em imóveis de juntas de freguesia: Amiais de Baixo (355 mil euros), Moçarria (170 mil euros), Almoster (78 mil euros), São Vicente do Paul (75 mil euros), Tremês (48 mil euros), Casével (40 mil euros) e Várzea (27 mil euros).
Daí a necessidade da autarquia estabelecer protocolos de transferência de verbas com as respetivas juntas de freguesia depois de, a 1 de novembro de 2023, ter assinado o auto de transferência de competências com o Ministério da Saúde. Desde então o município passou a participar no planeamento, gestão e realização de investimentos relativos a unidades de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente o que concerne à construção, à gestão dos equipamentos e à manutenção.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Santarém avança com requalificaçao de 11 USF no valor de 1,7 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}