Media

ERC pediu informação a mais acionistas e ainda não há data para a assembleia-geral da Global Media

Carla Borges Ferreira,

Para além do fundo que controla a Global Media, a ERC pedir informação a outros acionistas. A assembleia-geral, anunciada pelos minoritários, ainda não tem data marcada.

A ERC esclareceu na tarde desta quarta-feira, em resposta ao +M, que “ainda decorre o prazo legal para os diferentes visados neste processo administrativo remeterem ao regulador as respetivas pronúncias“. Ou seja, a decisão sobre a aplicação do artigo 14ª da Lei da Transparência não será conhecida hoje e, por outro lado, o World Opportunity Fund (WOF), fundo que controla o grupo, não foi a única entidade a quem a ERC pediu explicações.

A data para o WOF entregar a informação pedida terminou ontem, dia em que terá sido enviada a documentação ao regulador. A ERC não avança detalhes sobre a documentação pedida a outros acionistas nem sobre os prazos no qual esta terá que ser recebida.

“No âmbito do processo administrativo em curso para a aplicação do artigo 14º da Lei da Transparência – Identificação da cadeia de imputação de participações sociais na Global Notícias – Media Group, S.A –, recebeu respostas de vários acionistas do Grupo”, escreve o regulador em resposta ao +M, acrescentando que a documentação está a ser analisada.

Entretanto, sabe o +M, também ainda não está marcada a assembleia-geral de acionistas, anunciada na última semana pelos acionistas minoritários e reclamada esta tarde pelos delegados sindicais.

Quando for convocada – o que terá que ser feito pelo presidente da mesa da assembleia-geral, Fernando Aguilar de Carvalho, a pedido dos acionistas – será necessário aguardar no mínimo 21 dias para a sua realização. Ou seja, não será antes de três semanas, após a convocatória.

Por outro lado, se a ERC optar pela inibição dos direitos de voto e patrimoniais do fundo que tem uma posição maioritária na Global Media através da Páginas Civilizadas, também de Marco Galinha, tal não significa o afastamento imediato da comissão executiva, atualmente composta só por José Paulo Fafe e Marco Galinha.