Media

Cinco anos depois, TVI volta a liderar as audiências

Carla Borges Ferreira,

A liderança já é estatisticamente inevitável, apesar de as audiências ainda não contabilizarem esta quinta-feira, o último dia do mês, que graças ao Sporting x Benfica deve ser favorável à RTP1.

Exatamente cinco anos depois de ter perdido a liderança para a SIC, a TVI volta em fevereiro a ser a estação mais vista do país, com uma audiência em torno dos 16% na média do mês (universo total). A liderança do canal da Media Capital já é estatisticamente inevitável, apesar de as audiências ainda não contabilizarem esta quinta-feira, o último dia do mês. Este dia 29, aliás, será provavelmente favorável à RTP1, que transite, a partir das 20h40, o Sporting x Benfica, para a Taça de Portugal.

A estação da Media Capital vai então poder voltar a dizer, o que não acontece desde janeiro de 2019, que é o canal mais visto do país, com uma audiência acima dos 16%. A liderança, tal como tem acontecido nos últimos meses mas em sentido contrário, jogou-se nas casas decimais, com a SIC a fechar o mês a uma distância de cerca 0,6 pontos percentuais da TVI.

A receita Big Brother, um Jornal Nacional mais curto, a nova novela Cacau e o Festa é Festa inverteram, então, os resultados dos últimos cinco anos, nos quais a SIC se sagrou sempre vencedora. Neste mês, a SIC apostou no programa especial diário de Ricardo Araújo Pereira sobre as legislativas logo a partir do dia 19 de fevereiro, mas revelou-se insuficiente.

Em janeiro de 2019, quando a TVI ganhou pela últimas vez o mês, os números da estação da Media Capital estavam nos 19,6%, mais 0,5 pontos percentuais do que os da SIC. Hoje, e como se pode ver no gráfico elaborado pela Dentsu para o +M, a TVI deve fechar o mês com 16,2% de audiência no chamado target comercial (adultos +15 anos).

Evolução das audiências


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