Spin-off da Universidade do Minho avalia digitalização das empresas com ferramenta gratuita
Ferramenta da Edit Value baseia-se em 61 perguntas para entregar um diagnóstico da maturidade digital da empresa, avaliando ainda o nível de competências digitais e interpessoais do capital humano.
A Edit Value, uma spin-off da Universidade do Minho, acaba de lançar a Small.com, uma ferramenta online gratuita para avaliar o nível de digitalização das empresas. Coloca 61 perguntas para entregar um diagnóstico da maturidade digital da empresa, avaliando ainda o nível de competências digitais e interpessoais do capital humano, além de facultar recomendações sobre as áreas críticas e a melhorar.
A Small.com está direcionada para gestores de micro e pequenas empresas, mas também para qualquer pessoa interessada na digitalização. Permite avaliar as competências e soft skills individuais (de CEO, empregadores, técnicos, estudantes, empreendedores e pessoas à procura de emprego, entre outros) necessárias para implementar uma transformação digital mais eficaz e inovadora. Estas ferramentas estão disponíveis em quatro idiomas: português, inglês, italiano e polaco.
Propõe ainda módulos de formação e-learning com vídeos curtos, materiais teóricos, infografias e exercícios práticos para explorar de modo autónomo. E disponibiliza um ebook sobre boas práticas e tendências em áreas como Internet das Coisas, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, teletrabalho, mercado digital e sustentabilidade.
As empresas devem avançar na transição digital, pois podem beneficiar a sua equipa, os seus públicos e a sua afirmação.
“A digitalização é uma jornada contínua e abrange toda a cadeia de valor, desde a organização (liderança, cultura, tecnologia, práticas) às operações, aos serviços, aos produtos, e está orientada ao cliente em toda a sua extensão”, destaca o codiretor geral da Edit Value, Nuno Pinto Bastos.
Em comunicado, o responsável nota que “apesar de desafios, medos e riscos – como a cibersegurança, a aceleração tecnológica, a redução de certas profissões ou o surgimento de outras –, as empresas devem avançar na transição digital, pois podem beneficiar a sua equipa, os seus públicos e a sua afirmação”.
De acordo com o relatório “EU Businesses go digital: opportunities, outcomes and uptake”, elaborado em 2018, 68% dos Estados-Membros da União Europeia (UE) têm vindo a aplicar procedimentos e políticas governamentais para incentivar a transformação digital. Quase nove em cada dez empresas da UE reconhecem que as tecnologias digitais são, de facto, uma oportunidade.
A Small.com demorou dois anos a ser desenvolvida e foi cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, tendo envolvido ainda a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e as consultoras T2I (Itália) e Globalnet E-learning Solutions (Polónia).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Spin-off da Universidade do Minho avalia digitalização das empresas com ferramenta gratuita
{{ noCommentsLabel }}