Ideias +M

Nossa e União Zoófila desafiam portugueses adotar uma “obra-prima”

+ M,

A campanha "Adote uma Obra-Prima" é da Nossa para a União Zoófila e pode ser visitada no Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém nos dias 6 e 7 de abril.

Uma ação de sensibilização para o combate ao abandono animal vai assumir a forma de exposição. A campanha “Adote uma Obra-Prima” é da Nossa para a União Zoófila e pode ser visitada no Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém a 6 e 7 de abril.

A exposição mostra animais de companhia que foram retratados por artistas mundialmente famosos, como Rembrandt, Botticelli, Monet, Gauguin ou Renoir e que ficaram para sempre ao lado dos seus donos. “E se as pessoas evoluíram ao longo destes séculos, os animais continuam muito semelhantes e é possível encontrar hoje na União Zoófila, cães e gatos que parecem retirados destas obras-primas”, explica a agência de Nuno Cardoso.

“O abandono animal é cada vez mais um flagelo social, e poder contar com a criatividade, disponibilidade e a solidariedade de organizações como a Nossa ou o MAC/CCB é um grande passo para dar a estes animais de companhia a vida digna que tanto merecem”, diz Luísa Barroso, responsável da União Zoófila. “Não é todos os dias que conseguimos atrair a atenção do grande público e dar esta exposição toda aos cães e gatos que vivem na União Zoófila“, prossegue citada em comunicado.

Esta é uma oportunidade única e um exemplo perfeito de como a arte pode contribuir para causas tão nobres como o combate ao abandono animal. Quando este projeto nos foi apresentado, não hesitámos e, desde o primeiro segundo, demonstrámos disponibilidade para o receber nas nossas instalações”, acrescenta Rita Lougares, chief curator do MAC/CCB.

Para além da exposição, foi também criado um site no qual as obras podem ser revistas e onde se se pode saber mais sobre os animais disponíveis para adoção.

Ainda durante o mês de abril, as obras vão passar para a Mona Ideas Store | Art, estando depois prevista a sua passagem por outros museus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.