5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Maio 2024

No dia em que arrancam as negociações entre Governo e professores, é apresentado o novo canal da Medialivre e há dados económicos.

O início do processo negocial entre o novo Executivo e os sindicatos dos professores para a recuperação do tempo de serviço e a apresentação do novo canal de informação NewsNOW marcam a agenda esta sexta-feira. É ainda de destacar a assembleia geral de acionistas da Altri, que vai votar a distribuição de dividendos, bem como a divulgação de dados económicos, nomeadamente do desemprego, pelo Eurostat, e das taxas de juro dos depósitos, pelo Banco de Portugal.

Negociações para a recuperação do tempo de serviço dos professores

As negociações entre o novo Governo e os sindicatos para a recuperação do tempo de serviço dos professores arrancam formalmente esta sexta-feira. Durante a manhã, o ministro da Educação, Fernando Alexandre, reúne-se com 12 estruturas representativas do setor, que incluem a Fenprof e a Federação Nacional da Educação (FNE). A proposta do Executivo prevê começar a devolução do tempo de serviço ainda este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Desemprego na Zona Euro e na UE

Também esta sexta-feira, o Eurostat divulga os dados do desemprego na Zona Euro e na União Europeia (UE) referentes ao mês de março. Em fevereiro, a taxa de desemprego recuou para 6,5% na área da moeda única e manteve-se estável nos 6% no conjunto dos 27 países do bloco comunitário. Entre as 13,2 milhões de pessoas desempregadas na UE nesse mês, 11,1 milhões pertenciam à Zona Euro.

Acionistas da Altri votam distribuição de dividendos

Os acionistas da Altri irão votar, em assembleia geral, os resultados financeiros da empresa relativos ao ano passado e a distribuição de mais de 51 milhões de euros em dividendos. A papeleira liderada por José Soares de Pina propõe um dividendo bruto de 0,25 euros por ação.

Apresentação do novo canal NewsNow

Depois de ter recebido ‘luz verde’ da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em 18 de abril, o canal de informação NewsNow é apresentado esta sexta-feira, num evento que conta com a presença do Presidente da República e do ministro dos Assuntos Parlamentares. O novo canal pertence à Medialivre, empresa que comprou os títulos da Cofina Media, incluindo o Correio da Manhã, a CMTV, o Jornal de Negócios, o Record e a revista Sábado.

Juros dos depósitos e do crédito à habitação

O Banco de Portugal divulga as estatísticas sobre taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos relativas a março. Em fevereiro, a taxa de juro média dos novos depósitos de particulares aumentou pelo segundo mês consecutivo, fixando-se em 2,81%, enquanto a taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação baixou pelo quinto mês consecutivo, para 3,91%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião