Negócios +M

Metade do investimento publicitário no primeiro trimestre foi de 32 anunciantes

Rafael Ascensão,

O meio de eleição destes 32 anunciantes foi a TV, que recolheu 95,1% do investimento. Oito anunciantes foram responsáveis por mais de um quinto (20,8%) do investimento publicitário.

Cerca de metade (50,4%) do investimento publicitário do primeiro trimestre de 2024 foi realizado por apenas 32 anunciantes. A análise, feita com preços de tabela, é da MediaMonitor, do grupo Marktest.

O maior anunciante do primeiro trimestre do ano foi o Modelo Continente, tendo sido responsável por um share of voice de 3,4% face ao total do mercado publicitário de televisão, rádio, imprensa, outdoor e internet. A insígnia da MC foi também o maior anunciante do mês de março.

Já o Ediclube ocupa a segunda posição, com o mesmo share of voice, tendo sido o maior anunciante no primeiro mês do ano. Seguem-se o Lidl e Unilever Fima, com a mesma quota de investimento de 2,4%. A Procter & Gamble, a Nos Comunicações (maior anunciante de fevereiro), a Vodafone e a McDonald’s – todos com 2,3% de share of voice – completam a lista dos maiores anunciantes dos primeiros três meses do ano.

Em conjunto, estes oito anunciantes foram responsáveis por mais de um quinto (20,8%) do investimento publicitário feito no primeiro trimestre. Se a estes se juntar mais 24 anunciantes, é então obtida metade do mercado publicitário (50,4%).

Nestes 32 investidores publicitários incluem-se sete empresas da grande distribuição (com uma quota de 12,6% do mercado publicitário), sete do grande consumo (11,8%), quatro do setor automóvel (3,1%), três de telecomunicações (6,6%), duas de restauração (3,6%) e nove de outros setores (12,8%).

O meio de eleição destes 32 anunciantes foi a televisão, que recolheu 95,1% do investimento das marcas. No total do mercado, a televisão captou 88,9% dos montantes, enquanto a internet recolheu 5,1% e os restantes meios 6%.

Se a análise for feita aos 20 maiores anunciantes, estes responderam por 40,2% da publicidade, sempre a preços de tabela.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.