Media

Fim de publicidade na RTP não levará à subida da taxa audiovisual

+ M,

A receita comercial líquida com publicidade foi de 21,7% em 2023. A RTP vai viver com os cerca de 190 milhões da contribuição audiovisual. Vão sair cerca de 250 pessoas.

A publicidade saíra gradualmente da RTP nos próximos três anos. Não obstante, o Governo não vai subir a taxa da Contribuição Audiovisual (CA) para colmatar os cerca de 20 milhões de euros que a estação de televisão deverá perder em receitas. A garantia foi dada esta terça-feira por Pedro Duarte, ministro com a tutela da comunicação social, na apresentação do plano de ação para os media.

Está também previsto um programa de reorganização, com um plano de saídas voluntárias de até 250 trabalhadores.

Apesar do fim da publicidade, Pedro Duarte recusa o aumento do valor da contribuição audiovisual (CAV). “Não há mexidas porque primeiro é preciso mostrar que a RTP está a dar um salto para se justificar uma maior contribuição dos contribuintes“, diz o ministro, explicando também que com o aumento do número de utilizadores de eletricidade a CAV já tem vindo a aumentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.