Castro Marim assegura financiamento para reabilitar centro histórico

  • ECO
  • 11 Outubro 2024

Fundo monetário vai financiar reestruturações no Castelo de Castro Marim, nomeadamente no acesso este do monumento e na criação de um centro histórico.

Castro Marim conseguiu acesso a um fundo monetário para intervenções no castelo da localidade. O objetivo da candidatura do município para o acesso a este fundo é contribuir para o financiamento de iniciativas como a reabertura da porta este da cerca da vila do Castelo de Castro Marim e a criação do Centro de Interpretação de Ordens Templárias e Ordem de Cristo.

A iniciativa da reabertura da porta este da cerca da vila do Castelo de Castro Marim vai ter um financiamento de um milhão de euros, sendo que 538 mil euros desse valor serão atribuídos pelo concurso Investimentos Territoriais Integrados de Redes Urbanas, através da estratégia “Rede de Fortalezas Alentejo e Algarve”. Esta reestruturação espera reabilitar o monumento, que carece de obras há mais de 40 anos, segundo o município.

O fundo monetário também vai apoiar em cerca de 117 mil euros a criação do Centro de Interpretação de Ordens Templárias e Ordem de Cristo. O valor total do investimento neste centro será de 195 mil euros, valor que servirá para dinamizar o Castelo e desenvolver conteúdos como estudos e pesquisas sobre a história de Castro Marim.

A candidatura insere-se na Rede Urbana de Fortalezas do Alentejo e Algarve, alinhada com a Estratégia Algarve 2030, que visa preservar e valorizar o património da região.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Castro Marim assegura financiamento para reabilitar centro histórico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião