Exclusivo Francesa STEF investe 13 milhões de euros em plataforma logística na Maia
No âmbito da estratégia de expansão internacional, o grupo francês terá 100 funcionários diretos na plataforma logística, contribuindo para a dinamização da economia da região.
O grupo francês STEF, especializado em serviços de transporte e logística de produtos alimentares em temperatura controlada, vai construir uma plataforma logística na Maia, num investimento de 13 milhões de euros. Com conclusão prevista até ao verão de 2025, a infraestrutura terá 100 funcionários diretos e outros tantos indiretos, “contribuindo para o desenvolvimento da economia da cidade e da região”, avança o diretor-geral da STEF Portugal, Mickael Tomas.
O investimento insere-se na estratégia de expansão e reforço do posicionamento do grupo em Portugal, o segundo mercado internacional e onde opera desde 1995. “Através desta nova plataforma, queremos alargar e consolidar a nossa atividade no país, oferecer mais apoio às empresas e operadoras que atuam no Norte, além de ajudar os nossos clientes, a nível nacional, a descobrirem e apostarem em novos mercados”, detalha o gestor em declarações ao ECO/Local Online.
Sendo uma “referência na Europa no transporte e logística de produtos em temperatura controlada, a empresa está sempre à procura de oportunidades de crescimento e, consequentemente, de expansão, de modo a contribuir para as economias onde está presente”, como acontece agora na Maia com a construção deste novo espaço de logística.
Além de dar resposta “a uma cadeia de valor cada vez mais exigente”, o grupo francês STEF ambiciona impulsionar o crescimento da indústria agroalimentar e a economia local. “A construção da nova plataforma na Maia surgiu da vontade de querermos estar mais próximos dos nossos clientes e da necessidade de criarmos um serviço mais rápido, inovador e personalizado, permitindo ajudar a indústria do Norte de Portugal a criar oportunidades para se desenvolver no país e na Europa”, completa Mickael Tomas.
Através desta nova plataforma, queremos alargar e consolidar a nossa atividade no país, oferecer mais apoio às empresas e operadoras que atuam no Norte; além de ajudar os nossos clientes, a nível nacional, a descobrirem e apostarem em novos mercados.
Nem a escolha da cidade foi por acaso. “A Maia tem uma forte indústria agroalimentar, onde estão os nossos principais clientes, dos quais queremos estar cada vez mais perto”, justifica o diretor-geral.
A primeira pedra da obra foi lançada esta segunda-feira na cidade do distrito do Porto, que se soma a uma dezena de plataformas no país em localidades tão diversas como Ribeirão, Vila Nova de Gaia, Algoz, Póvoa de Santa Iria (duas), Alverca do Ribatejo ou Alenquer.
De olhos postos na sustentabilidade e na transição energética, a empresa francesa vai colocar painéis fotovoltaicos e um grupo de frio com gás natural nesta nova plataforma, cuja construção decorre num terreno que ocupa uma área de 55.000 metros quadrados (m²). Ali, haverá um cais refrigerado, com uma área total de 5.000 m², e uma câmara de congelados com 1.200 m², além de 42 portas de cais. O projeto inclui ainda uma área de escritórios, distribuída por dois pisos, e instalação de lavagem para a higienização da frota própria.
A STEF conta com mais de 22.000 colaboradores e mais de 270 instalações em oito países europeus. Em 2022, o grupo atingiu um volume de negócios na ordem dos 4,3 mil milhões de euros.
(Notícia alterada às 10h50 para corrigir o número de postos de trabalho diretos)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Francesa STEF investe 13 milhões de euros em plataforma logística na Maia
{{ noCommentsLabel }}