Construção do Terminal Intermodal de Leiria arranca na segunda-feira
A construção do Terminal Intermodal de Leiria (TIL), que substituirá a atual estação rodoviária, arranca na segunda-feira junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.
A construção do Terminal Intermodal de Leiria (TIL), que custará mais de dois milhões de euros e substituirá a atual estação rodoviária, arranca na segunda-feira junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, anunciou a autarquia.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Leiria referiu que “a empreitada tem um investimento estimado em 2.256.356,15 euros e deverá ser executada num prazo previsto de 270 dias (cerca de nove meses)”. “Além do transporte coletivo de passageiros das redes interurbanas e expressos, a nova infraestrutura receberá uma praça de táxis, uma estação da Biclis e ligação ao serviço Mobilis e ao Percurso Polis, permitindo a intermodalidade de meios de transporte, numa zona de fácil acesso a diversos serviços e equipamentos”, explicou.
A nova infraestrutura terá capacidade para 15 autocarros, um edifício para serviços administrativos e sala de espera para passageiros, uma praça coberta, uma zona de descanso exterior e uma bilheteira, o que totaliza 2.918 metros quadrados de área de construção.
Segundo a autarquia, “no centro da área de intervenção estará o edifício, que, com dois pisos, terá uma sala de espera com vista para todos os cais e com uma capacidade para 100 pessoas, um lounge para 20 utilizadores e uma área de encomendas”.
No primeiro andar, os serviços administrativos terão “uma sala de reuniões, quatro gabinetes, uma copa, instalações sanitárias, espaços de apoio e uma receção ao público para atendimento de apoio ao cliente”, acrescentou.
Numa “referência conceptual à silhueta da copa dos pinheiros, às células humanas (enquanto elemento de conexão) e aos diagramas dos transportes públicos”, toda a zona de circulação pedonal estará coberta por três estruturas de alturas diferentes, o que permitirá reduzir “o impacto de ocupação do solo”.
No que respeita à sustentabilidade, a autarquia destacou “a instalação de painéis fotovoltaicos numa das coberturas, com o objetivo de produzir energia suficiente para alimentar a iluminação exterior e interior, assim como a ventilação e a rede elétrica”, de forma a reduzir a pegada ecológica do TIL.
A Câmara de Leiria acrescentou que “o projeto prevê ainda a recolha das águas pluviais para reservatórios, podendo depois ser utilizada para manutenção dos espaços verdes, limpeza ou nas instalações sanitárias”.
A autarquia recordou que a decisão de construir este equipamento foi tomada “na sequência do processo de venda das atuais instalações do terminal rodoviário na Avenida Heróis de Angola”, o que a obrigou “a avançar com uma nova solução para garantir a continuidade da prestação” do serviço. “Pretende-se criar uma central que, ao contrário do que acontece atualmente, ofereça boas condições de estadia de passageiros e de circulação de autocarros”, frisou.
O modelo em que será desenvolvido o TIL “não irá condicionar a realização de eventos como a Feira de Leiria e a atividade no Estádio Municipal, devendo ser complementada com pontos de ancoragem no centro da cidade e junto às escolas”, garantiu.
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