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IPAM lança manifesto que redefine o futuro do marketing

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O manifesto, que assinala os 40 anos do IPAM, elege "o equilíbrio entre tecnologia e experiência do cliente" como "o grande desafio do marketing moderno".

No âmbito da celebração dos seus 40 anos, o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) apresentou o Manifesto do Marketing, um documento que “define as bases para a evolução da área, defendendo uma abordagem de longo prazo, alicerçada em autenticidade, sustentabilidade e inovação”.

Desenvolvido com o contributo de especialistas, gestores, professores e investigadores, o manifesto é “uma chamada para um marketing mais profundo e alinhado com os desafios éticos e tecnológicos do futuro“, refere-se em nota de imprensa.

“O documento destaca a importância de um marketing que vai além das métricas tradicionais, promovendo a criação de valor através de uma experiência omnicanal e uma conexão emocional verdadeira. Personalização e consistência nas diversas plataformas de comunicação são identificadas como essenciais para que as marcas superem o ruído informativo, enquanto a tecnologia deve ser usada como ferramenta para humanizar as relações, sempre respeitando a privacidade do utilizador”, acrescenta-se.

Segundo o próprio manifesto, “o marketing de circunstância ‘Tik Tok’ deverá evoluir para o marketing de longa distância ‘Long Tok’, onde a velocidade é importante, mas a longevidade e sustentabilidade da relação será o propósito. Em vez de um marketing de curto prazo, o foco será a criação de relações duradouras e sustentáveis“.

As marcas devem agora ancorar-se na autenticidade e na sustentabilidade, mostrando um caráter humano e próximo dos seus clientes. A personalização torna-se vital, superando o ruído da comunicação, enquanto a consistência nas diferentes plataformas é essencial. A experiência do cliente deve ser imersiva e instantânea, mas respeitando sempre a privacidade do utilizador. O equilíbrio entre a busca por resultados financeiros e a adoção de práticas éticas e sustentáveis é inadiável. Criatividade e storytelling são os motores de uma conexão emocional verdadeira, e o sucesso do marketing será avaliado por novas métricas que envolvem todos os stakeholders“, lê-se no documento.

“Reter talentos” é também algo “fundamental para construir equipas ágeis e inovadoras”, segundo o manifesto, sendo que “o futuro do marketing será definido por um mindset empreendedor“. “O empreendedor em cada marketer precisa ser estimulado para que sejam encontradas novas soluções e criado valor para os clientes”, refere-se.

No futuro, ser marketeer “será ‘o elogio de um homem completo’ – um misto de filosofia, economia, estética e ética. A tecnologia será a sua aliada, e a velocidade, a medida com que se deslocará no pensamento e na sociedade”, lê-se.

“O marketing está a emergir como o orquestrador dos modelos de negócio das organizações. Os
profissionais da área precisarão de combinar competências técnicas e estratégicas, sempre com uma visão crítica e orientada para o futuro”, refere-se ainda no documento onde se elege “o equilíbrio entre tecnologia e experiência do cliente” enquanto “o grande desafio do marketing moderno”.

O documento foi apresentado no evento de celebração da instituição de ensino de marketing em Portugal, na Casa da Música, no Porto.

“40 anos depois o IPAM é uma instituição com mais de 3.300 estudantes, 300 professores e mais de 20.000 alunos formados e espalhadas por todo o tipo de indústrias no mundo. O marketing passou, em quatro décadas, de uma área periférica para ser o motor das organizações. 2024 marca a expansão do Campus do Porto e a inauguração de um novo Campus em Lisboa”, revelou no evento Daniel Sá, diretor executivo do IPAM, conforme citado em comunicado.

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