Ideias +M

Marcas aproveitam o Natal para comunicar. Conheça algumas das campanhas lançadas lá fora

Rafael Ascensão,

Com o Natal a ser um ponto alto na comunicação para as marcas, são inúmeras as campanhas lançadas a nível internacional. O +M compilou alguns dos spots lançados.

A época do Natal – que é também uma altura de muito consumo – representa uma oportunidade para as marcas chegarem aos consumidores, algo que estas parecem inclusive estar a fazer este ano através de um investimento reforçado.

No Reino Unido, por exemplo, é notável uma tendência crescente no investimento publicitário a propósito do Natal. De acordo com a Advertising Association, os anunciantes devem gastar um valor recorde de 10,5 mil milhões de libras (cerca de 12,6 mil milhões de euros) no Reino Unido durante a época natalícia.

Este valor representa um crescimento de 7,8% em relação ao valor investido no ano passado (9,7 mil milhões de libras). Excluindo o ano pós-pandemia de 2021, este é, na verdade, o maior aumento registado desde 1982.

São muitas, portanto, as marcas que aproveitam a época natalícia para comunicar, apostando em diferentes estratégias para contagiar os consumidores com a “magia” da quadra e com as suas mensagens.

Conheça algumas das campanhas que estão a marcar o Natal de 2024:

“The Gift” – da JvM Hamburg para a BMW

“Smell Like Santa” – da 10 Days para a Fussy

“40 years of Christmas on The Nation’s Network”, da Leo Burnett para a Vodafone

“Santastrophe”, da equipa interna da Airbnb

“The Gift of McDonald’s” – da Leo Burnett London para a McDonald’s

“Delivering a show-stopping season” – da equipa interna da Amazon

“Asda Gnome of Christmas” – da Havas London para a Asda

“Give a Little Love” – da Leo Burnett para a Morrisons

“Christmas lights” – da Atomic London para a Greater Anglia

“Magic Down Every Aisle” – da Mythology para a Target

“M&S Christmas Clothing & Home” – da Mother para a M&S

“Rockstar” – da T&P para a Argos

“Shaun the Sheep x Baa-bour” – da Aardman para a Barbour

“Embrace The World Of Tim Burton” – da The Berry para a Harvey Nichols

“Rainfall”, da Pol para o The Norwegian Postal Service

“The Boy & The Octopus” – da Adam&EveDDB para a Disney

“The Gifting Hour” – da Saatchi & Saatchi para a John Lewis

“Drink In, Breathe Out” – da TBWA\London para a Starbucks

“Seasons Bleedings” – da LD Creative Team para a Liquid Death

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.