Quinta São José do Barrilário, um refúgio no Douro digno de um quadro de parede

Em Armamar, o cinco estrelas Douro Wine Hotel & Spa da Quinta São José do Barrilário convida à tranquilidade e reencontro com a natureza.

Estamos em pleno Douro Vinhateiro com uma paisagem de socalcos de vinhas serpenteada pelo rio. Para trás deixamos a Estrada Nacional 222, entre a Régua e o Pinhão, com um percurso por entre curvas para embarcamos numa viagem sensorial no luxuoso Douro Wine Hotel & Spa da Quinta São José do Barrilário, em Armamar.

Rendemo-nos ao silêncio de uma vista de cortar a respiração digna de uma pintura de parede, ao perfume do campo num retiro de excelência, à degustação dos vinhos e dos pratos tradicionais, com destaque para a maçã de Armamar que é rainha nesta região, juntamente com o vinho e o azeite.

À chegada somos abraçados por um edificado de arquitetura moderna, com assinatura do arquiteto Henrique Gouveia Pinto e pontuado com detalhes que aludem às tradições desta região vinhateira, onde até as camas dos quartos, com a recriação das formas de barris, nos remetem para o mundo vitivinícola.

Apreciamos as fachadas e a estrutura do edifício de granito, a madeira aplicada nas varandas e arcadas. Foi tudo pensado ao pormenor e nem o ferro faltou no reforço da estrutura existente e como elemento decorativo neste retiro em plena região demarcada do Douro, Património da Humanidade pela Unesco.

Ficamos instalados num dos 31 quartos, o nosso de dimensões generosas com uma varanda voltada para uma esplendorosa paisagem com o rio Douro a correr ao fundo e a montanha a perder-se no horizonte. Uma intensa neblina iria escondê-la na manhã seguinte mas, ainda assim, não perderia o encanto com esta espécie de cortina de algodão.

Este é o segundo cinco estrelas no Douro dos donos da Quinta da Pacheca (Lamego), a cerca de 11 quilómetros dali, considerado um ícone da marca no setor vitícola e do enoturismo, que agora empresta o nome à empresa-mãe – até aqui conhecida como Grupo Terras & Terroir.

O agora Pacheca Group deslumbra-nos com este retiro especial em Armamar: o Douro Wine Hotel & Spa da Quinta São José do Barrilário, cuja história nos remete para o ano de 1747. Ficamos a conhecer a pitoresca lenda que, anos antes, deu origem ao nome desta quinta quando um trabalhador terá caído dentro de um barril que rolou monte abaixo até ao rio. Quando parou finalmente, o funcionário agradeceu a São José, o santo padroeiro da capela — agora recuperada –, soltando a voz aliviada no final, ao escapar a uma tragédia: “Enquanto eu caía, só chamava pelo meu São José”.

Do relaxamento no Spa aos passeios nas vinhas

Começamos por explorar o interior da unidade hoteleira, onde o Terroir Vineyard Spa convida ao relaxamento e à recuperação de energia com uma panóplia de tratamentos em carta, sauna, banho turco, duches sensoriais e um circuito de águas.

Já no exterior, é da piscina infinita, bar e esplanada, que temos a melhor vista. O restaurante, com o talento do chefe Luís Guedes, onde viríamos a jantar, também não fica atrás. Há ainda uma casa senhorial que foi recuperada para acolher eventos.

Sugerem-nos um passeio de bicicleta elétrica em terra batida e uma caminhada pelas vinhas. Para finalizar, uma prova de vinhos a começar por um São José do Barrilário reserva branco de 2022 — castas Viosinho (70) e Gouveio (30%) — de cor citrina esverdeada com aroma de fruta fresca como alperce e citrinos, flor de laranjeira, intenso e elegante. Segue-se o vinho São José do Barrilário reserva tinto 2020 de castas Touriga Francesa (60%), Sousão (15%), Touriga Nacional (15%) e Tinta Roriz (10%). Com aroma intenso, fruta vermelha e preta (morango, ameixa, amora, cassis) envolta em notas de madeira delicada, este vinho apresenta notas de pimenta, e é intenso e fresco na boca.

Estes vinhos da “casa” acabariam, mais tarde, por harmonizar os pratos gastronómicos ao jantar com um peito de pato fumado — ou telha de linhaça na versão vegetariana — com húmus de grão-de-bico e espuma de matcha como entrada. O chef Luís Guedes busca as raízes desta região com o cabrito assado, o arroz caldoso de bacalhau e coentros, o frango do campo biológico com arroz de forno ou o rodovalho e trufa de Trás-os-Montes.

Regressamos, na manhã seguinte, à mesma sala do restaurante panorâmico para o pequeno-almoço. Temos à nossa espera um buffet, ovos à carta e muito mais iguarias enquanto nos rendemos à paisagem de fundo que temos à nossa frente, longe da azáfama citadina.

Douro Wine Hotel & Spa Quinta São José do Barrilário
R. de São Joaninho – Vacalar
5110-661 Armamar
Tel.: 254 103 328

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quinta São José do Barrilário, um refúgio no Douro digno de um quadro de parede

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião