Satélite da Universidade do Minho lançado pela empresa de Musk nesta terça-feira

  • Alexandre Batista
  • 13 Janeiro 2025

Prometheus-1 aponta ao espaço a partir do porto espacial Vanderberg, na Califórnia. Seguirá num foguetão da SpaceX, na companhia de outro satélite português.

O satélite Prometheus-1, desenvolvido pela Universidade do Minho, tem lançamento marcado para esta terça-feira, 14 de janeiro, partindo do porto espacial Vanderberg, na Califórnia, num Falcon 9, foguetão da SpaceX.

A “boleia” da empresa de Elon Musk permitirá colocar este satélite com cinco centímetros de lado e 250 gramas de peso, num formato de cubo de Rubik, a cerca de 500 quilómetros de altitude. Os dados que chegarão ao Minho, incluindo fotos tiradas por uma câmara similar à de um telemóvel, destinam-se ao trabalho das comunidades académica e científica.

Este projeto teve financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Programa CMU Portugal, numa parceria com a Universidade de Carnegie Mellon (EUA) e o Instituto Superior Técnico.

A Anacom, o regulador das telecomunicações, relembra num comunicado da Universidade do Minho que, antes da atribuição da licença para lançamento do Prometheus-1, apenas tinha havido outras duas, MH-1 (Aeros) e ISTSat-1.

O mesmo veículo da SpaceX levará uma outra criação portuguesa, o PoSat2, da empresa Lusospace, nota o comunicado da Universidade do Minho. O PoSat2 é um satélite comercial português que vai monitorizar alterações climáticas e os oceanos.

“É um marco nesta nova fase do desenvolvimento do ecossistema espacial nacional, na qual voltam a ser lançados para a órbita terrestre satélites inteiramente desenvolvidos e construídos em Portugal”, aponta a Anacom.

O lançamento acontecerá às 18h50, hora portuguesa, e será seguido a partir de Guimarães, numa cerimónia no campus da universidade em Azurém. Os interessados poderão acompanhar o lançamento neste site.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Satélite da Universidade do Minho lançado pela empresa de Musk nesta terça-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião