Elisabete Quintas regressa à agência que gere fundos europeus

A nova vogal do Agência para o Desenvolvimento e Coesão foi assessora do gabinete de Manuel Castro Almeida, quando este foi secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

Elisabete Quintas foi a escolhida pelo Executivo para completar a equipa da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, depois da saída de Carla Leal para o Compete. A responsável regressa, assim, a um cargo que já desempenhou em 2015/2016.

Designada em regime de substituição, a até agora vogal do Sustentável 2030 passa para a entidade que coordena a aplicação dos fundos europeus em Portugal. O Governo justifica a opção com a necessidade de “garantir o normal e eficaz funcionamento da Agência até à conclusão do respetivo procedimento concursal conduzido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública”.

O cargo de vogal está vago desde 1 de outubro porque Carla Leal, que era, desde janeiro, diretora da unidade de coordenação dos fundos na Agência, passou para a nova equipa do Compete liderada por Alexandra Vilela.

O Executivo considera que Elisabete Quintas “evidencia a experiência profissional, a competência técnica, a aptidão e a formação adequadas ao perfil pretendido para o titular do cargo”.

A nova vogal do agência foi assessora do gabinete de Manuel Castro Almeida, quando este foi secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e tem uma vasta experiência em fundos europeus. Foi secretária técnica da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o antecessor do Sustentável 2030; de 29 de julho de 2015 a 19 de setembro de 2016 foi vogal do conselho diretivo da AD&C; foi coordenadora da Comissão Técnica de Coordenação do QREN e assessora da direção do Observatório do QREN e foi consultora do Observatório do QCA III.

Além de ter sido assessora do gabinete de Castro Almeida, também o foi do ministro Miguel Poiares Maduro, do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, José Eduardo Martins, e do secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Artur da Rosa Pires.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elisabete Quintas regressa à agência que gere fundos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião