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Entrajuda alerta para o impacto do desperdício de energia em campanha

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Assinada pela Nossa e tendo como mote “Energético representa: A grande poupança em pequenos atos”, a campanha conta com as vozes dos atores Inês Herédia, Isabel Abreu, João Reis e António Machado.

A Entrajuda lançou o projeto Energético, iniciativa que visa promover o conhecimento sobre o consumo eficiente de energia e contribuir para erradicar a pobreza energética em Portugal. Com o arranque deste projeto, lança também uma campanha de sensibilização para alertar para o impacto do desperdício de energia.

Assinada pela Nossa e tendo como mote “Energético representa: A grande poupança em pequenos atos”, a campanha conta com as vozes dos atores Inês Herédia, Isabel Abreu, João Reis e António Machado, tendo sido lançados três atos. Marca presença em televisão (canais RTP), em rádio (Renascença, RFM e Mega Hits) e em out-of-home.

O objetivo passa por contribuir para a redução de 35% do consumo de energia primária para 2030, meta prevista no Plano Nacional Integrado de Energia e Clima, pretendendo-se promover um “pacto com impacto” entre municípios, regiões, agentes, associações, produtores, distribuidores e consumidores, visando uma mudança de hábitos e a promoção de consumos mais eficientes.

“As situações de pobreza energética agravam as condições de vida das pessoas que, em situação de vulnerabilidade económica e social, ficam ainda mais fragilizadas devido ao aumento do endividamento por dificuldade de pagamento das faturas de energia. Ao mesmo tempo, o futuro do nosso planeta exige ações concretas e ousadas e depende da participação ativa de todos. Por isso, convido todos — cidadãos, organizações e comunidades – a unirem-se ao projeto Energético num compromisso coletivo para transformar a realidade da eficiência energética em Portugal – minorando a pobreza energética – e contribuir para um futuro mais sustentável e justo para todos”, diz Isabel Jonet, presidente da Entrajuda, citada em comunicado.

O projeto Energético pretende promover a literacia e a eficiência energética da população, através do combate ao desperdício no consumo de energia. A iniciativa integra ainda o lançamento de campanhas de comunicação de sensibilização, promoção de eventos e outras atividades a realizar com os vários parceiros. A EDP, Floene, Fundação Galp e REN são os parceiros fundadores e a ERSE e a ADENE são parceiros institucionais.

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