Evasões

Próxima paragem: o novo hotel de Philippe Starck em Madrid

Rita Ibérico Nogueira,

A capital espanhola acaba de ganhar um novo ícone: o Brach Madrid. Localizado no número 20 da Gran Vía, este boutique hotel de cinco estrelas foi concebido pelo designer Philippe Starck.

Uma pastelaria francesa transvestida de receção. Ou o contrário.

Está na hora de marcar um daqueles fins-de-semana com sabor a férias com o grupo de amigos do costume, recheados de comida, bebida e programas culturais. Nem de propósito, agora que já inaugurou a exposição de Joana Vasconcelos em Madrid, está escolhida a capital. O pretexto? Se o faltasse, sugerimos ir conhecer novíssimo Brach Madrid que, com os seus 57 quartos, um restaurante inspirado nos grandes cafés madrilenos, um bar de cocktails, uma pastelaria francesa e um inovador espaço de bem-estar, promete redefinir a hospitalidade na capital espanhola. Como se não bastasse, respira por todos os poros o bom gosto que caracteriza o designer francês Philippe Starck, que assina o conceito: “uma narrativa em torno da nostalgia feliz de um homem que conheceu a beleza e perdeu o amor, e sonhou com eles desde então”.

Uma fusão de história e modernidade
O edifício que abriga o Brach Madrid foi construído entre 1919 e 1922 e preserva a sua elegante fachada de pedra branca e uma escadaria de ferro forjado. Originalmente, o local albergou o palácio de Masserano, onde viveu Victor Hugo na infância, e mais tarde, sede dos estúdios da famosa dinastia de fotojornalistas Alfonso. Com um projeto de restauro meticuloso, Philippe Starck reinterpretou o espaço, criando um universo onde cada detalhe remete à cultura e à memória de Madrid.

A abordagem de Starck para o Brach Madrid é profundamente narrativa e sensorial. Cada quarto é decorado como se pertencesse a um viajante nostálgico, com elementos cuidadosamente escolhidos: uma cabeceira em pele acompanhada por esboços de um diário de viagem, um guarda-roupa-prateleira repleto de objetos biográficos – luvas de pugilista, castanholas, um tamborim, uma lâmpada simbólica de uma detenção pela polícia secreta (tudo objetos que podemos adquirir). A paleta de cores e materiais combina madeiras jatobá, couro com grossas costuras e elementos decorativos que evocam a tradição espanhola, criando um ambiente de aconchego e refinamento.

Gastronomia: um tributo aos cafés madrilenos
O restaurante e o bar de cocktails do Brach Madrid transportam os hóspedes para a era dourada dos cafés intelectuais da cidade. As paredes revestidas de mogno, os tetos de couro entrançado e os espelhos de brasserie criam um ambiente acolhedor e sofisticado. A cozinha, comandada pelo chef Adam Bentalha, segue uma linha mediterrânica com influências do Médio Oriente, oferecendo pratos para partilhar, carnes grelhadas e receitas clássicas com um toque contemporâneo. O bar, por sua vez, apresenta uma carta de cocktails inspirada nas bebidas artesanais espanholas, com detalhes nostálgicos, como grandes garrafões de vidro que remetem ao vinho rancio catalão.

Diferente dos tradicionais hotéis de luxo, a receção do Brach Madrid é, na verdade, uma charmosa pastelaria francesa. Com um balcão repleto de delícias como tarte de limão merengada, Paris-Brest, éclairs e galette des rois, a Pâtisserie convida tanto hóspedes quanto visitantes a desfrutar da arte da confeitaria francesa, num ambiente vintage que remete para os salões parisienses do século XX.

La Capsule, bem-estar inovador e imersivo
Na cave do hotel, encontra-se La Capsule, um espaço de bem-estar de 400 m² que vai além do conceito tradicional de spa. Desenhado para proporcionar uma experiência holística e transformadora, oferece piscina de 20 metros, sauna de infravermelhos, banho de gelo, câmara hiperbárica de oxigénio, flotarium e tratamentos que combinam tecnologia e práticas ancestrais, como fotobiomodulação LED, acupuntura e hipnose. O design minimalista e etéreo de Starck confere ao espaço uma atmosfera de leveza e introspeção, como se fosse um refúgio suspenso no tempo.

Com este hotel, inaugurado mesmo no final de 2024, a Evok Collection reforça a sua presença internacional, depois do sucesso do Brach Paris. A escolha de Madrid como segunda localização não foi por acaso: a cidade vibra com uma energia magnética, uma fusão entre tradição e vanguarda, que se reflete perfeitamente no conceito do hotel. Segundo Emmanuel Sauvage, CEO da Evok, “Brach é energia, é calor humano, é magnetismo – assim como a Gran Vía, o coração pulsante de Madrid”. Segue-se o Brach Roma, mas esse fica para um outro fim-de-semana…

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.