Governo promete entrada em funcionamento da linha do Oeste em 2027
"Para os primeiros meses de 2026 está previsto o início da operação comercial em tração elétrica no troço Meleças-Malveira", de acordo com o Ministério das Infraestruturas em resposta ao PS.
A linha ferroviária do Oeste vai entrar em funcionamento durante o ano de 2027, garante o Ministério das Infraestruturas numa resposta ao grupo parlamentar do PS, a que o ECO teve acesso.
“Para os primeiros meses de 2026 está previsto o início da operação comercial em tração elétrica no troço Meleças-Malveira, o qual será alimentado temporariamente a partir da Subestação de Tração da Amadora”, lê-se no mesmo ofício.
A entrada em circulação de composições elétricas na Linha do Oeste será “faseada, consoante ocorra a conclusão dos trabalhos em cada troço e se verifique a disponibilidade do fornecimento de energia”, começa por explicar o gabinete do ministro Miguel Pinto Luz.
“A conclusão de todos os trabalhos de eletrificação, incluindo testes e certificações, está prevista para o primeiro semestre de 2026 no troço Malveira — Torres Vedras e para o segundo semestre de 2026 no troço Torres Vedras — Caldas da Rainha“, de acordo com o ministério.
No entanto, e “apesar de a infraestrutura de ambos os troços ficar concluída nas datas indicadas, a operação comercial em tração elétrica só será possível após a entrada em funcionamento da nova subestação de tração de Runa, prevista para 2027″, esclarece a tutela.
O Ministério indica ainda que “o cronograma das obras está interligado com o calendário geral de modernização da Linha do Oeste, entre Meleças e Caldas da Rainha”. E detalha a forma como os trabalhos se encontram distribuídos:
- “Troço Meleças-Torres Vedras – estão em curso trabalhos de regulação e energização da catenária, de drenagem, de execução de vedações e de execução de caminhos de cabos. Decorrem igualmente intervenções em várias estações e apeadeiros, bem como a execução de muros de contenção. A conclusão destes trabalhos está alinhada com o prazo de eletrificação do troço, estimado para o primeiro semestre de 2026.
- Troço Torres Vedras-Caldas da Rainha – estão em curso trabalhos de execução de caminhos de cabos, intervenções de beneficiação nos edifícios das estações, de vedações e trabalhos relacionados com a catenária. A conclusão destas intervenções está prevista para o segundo semestre de 2026″.
O fornecimento da energia elétrica que assegurará a tração elétrica até às Caldas da Rainha ficará garantido com a conclusão da subestação de Runa. “Os trabalhos no terreno já começaram, encontrando-se atualmente a decorrer a execução de terraplanagens e a construção da plataforma que irá suportar a infraestrutura, prevendo-se a sua conclusão e certificação durante o ano de 2027“, conclui a tutela.
A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste tem alertado para o atraso na conclusão das obras, assim como para a necessidade de desenvolvimento do concurso para a modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha/Louriçal.
O projeto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros.
A segunda consiste na modernização e eletrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros. Contudo, o investimento global é de 160 milhões de euros, incluindo expropriações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo promete entrada em funcionamento da linha do Oeste em 2027
{{ noCommentsLabel }}