Marketing

Lidl Lança campanha de posicionamento internacional. Filipa Afonso explica porquê

Carla Borges Ferreira,

O novo posicionamento está a ser comunicado em 31 países. Filipa Afonso, diretora de marketing, explica a estratégia.

Filipa Afonso, diretora de marketing do Lidl Portugal

“O Lidl vale mesmo a pena”. É o mote da primeira campanha de posicionamento internacional do Lidl, lançada esta segunda-feira em 31 países da Europa.

“Esta campanha marca o início da apresentação do Lidl como uma marca coerente, com uma posição clara e uma mensagem comum em todos os países e para todos os grupos-alvo. O objetivo é cimentar o Lidl no coração e na mente das pessoas — como um parceiro de confiança na vida quotidiana, que protege o ambiente e apoia os sonhos de toda a vida”, explica ao +M Filipa Afonso, diretora de marketing do Lidl Portugal.

O ADN da marca — a melhor qualidade a preços baixos — continua a ser a base, mas no futuro a ideia é a insígnia mostrar o valor acrescentado que o oferece aos seus colaboradores, clientes e parceiros, explica a responsável. “Hoje em dia, as pessoas esperam que as marcas não só ofereçam produtos de alta qualidade ao melhor preço, mas que também atuem de forma socialmente responsável. É por isso que, com esta campanha, queremos mostrar tudo o que o Lidl torna possível”, enquadra.

A campanha “Lidl vale mesmo a pena” combina então os benefícios pessoais dos clientes (qualidade e os melhores preços todos os dias) com a responsabilidade social da marca (responsabilidade pelas famílias, pelos espaços, pela segurança do abastecimento, pela sustentabilidade e pelo ambiente). “Ao fazê-lo, estamos a juntar pela primeira vez duas dimensões centrais: a relação qualidade-preço e a relação qualidade-vida. Neste sentido, não se trata apenas de benefícios pessoais para o cliente, mas também de responsabilidade para com as pessoas e o ambiente. No futuro, queremos integrar isto em todos os nossos pontos de contacto de comunicação. O nosso objetivo é tornarmo-nos a primeira escolha para clientes, colaboradores, potenciais candidatos e parceiros, apoiando os seus sonhos e, ao mesmo tempo, protegendo o ambiente em que vivemos”, aponta como objetivo Filipa Afonso.

A partir de agora, e pela primeira vez, o Lidl aparece em todos os países tanto com uma assinatura uniforme, adaptado linguisticamente a cada país. “Estamos a comunicar globalmente o que o Lidl representa, sem deixar de ter em conta as características locais. As comunicações em torno desta campanha não são apenas simples traduções, mas adaptações de conteúdos que têm em conta a cultura de cada país”, ressalva.

Esta campanha “é mais do que uma simples mensagem publicitária, é uma promessa e uma ponte emocional para os nossos clientes“, afirma a marca. Ou seja, explica Filipa Afonso, “esta campanha da marca representa a primeira vez que estamos a comunicar internacionalmente e de forma uniforme o que temos vindo a fazer em todos os países Lidl há muito tempo: somos responsáveis e proporcionamos valor acrescentado para toda a vida dos nossos clientes”.

E como se vai materializar a promessa em termos de comunicação? “Queremos tornar isso visível e tangível”, responde. “Não estamos a mudar as nossas ações, que há muito incluem a responsabilidade pelas pessoas, pelos animais e pelo ambiente, mas estamos a mudar a forma como falamos sobre isso. Isto tornar-nos-á a primeira escolha dos nossos clientes e parceiros. “Lidl vale mesmo a pena” é o princípio orientador unificador da empresa, que se aplica em todos os mercados e em todos os temas”, resume.

A campanha foi desenvolvida pela agência Serviceplan e vai estar no ar de 21 de setembro e 26 de outubro. “Os spots, transmitidos em televisão e digital, refletem o verdadeiro benefício de valorizar o que realmente importa e mostram como o Lidl possibilita uma vida melhor de muitas formas“, descreve a marca, que vai estar também presente em digital, rádio e exterior.

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