Pedro Duarte “cativa” Finanças no Porto e dá Urbanismo à centrista vice-presidente

  • Lusa
  • 8 Novembro 2025

Presidente da Câmara do Porto assume pelouros das Finanças e da Segurança. Urbanismo e Espaço Público fica entregue à vice-presidente, a centrista Catarina Araújo.

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, vai assumir os pelouros das Finanças e da Segurança e vai dar o Urbanismo e Espaço Público à vice-presidente, Catarina Araújo, revelou neste sábado à Lusa fonte da campanha eleitoral.

As nomenclaturas dos vários pelouros ainda não estão fechadas, mas na próxima reunião de executivo, que se realiza na segunda-feira, o novo presidente da autarquia vai oficializar a fixação do número de vereadores a tempo inteiro e a sua vice Catarina Araújo (CDS) vai assumir o Urbanismo e Espaço Público, mas também será responsável pela área do ambiente e sustentabilidade.

Já o pelouro da Habitação será entregue à sua número três, a advogada Gabriela Queiroz (PSD), que será ainda responsável por mais dois pelouros ligados à coesão social e saúde e ainda aos recursos humanos do município.

A mobilidade, área que marcou a maioria das ações de campanha da coligação PSD/CDS-PP/IL, vai ficar à responsabilidade do formado em engenharia civil Hugo Beirão Rodrigues (IL), que acumulará também as áreas da economia e do turismo e internacionalização.

Com dois pelouros cada ficará o engenheiro Rodrigo Passos (PSD), que assume o desporto e juventude e também a modernização administrativa, e ainda a professora Matilde Gouveia e Rocha (IL), responsável pela educação e ainda por um pelouro ligado a talento e conhecimento.

Na quarta-feira, dia da tomada de posse dos eleitos nas autárquicas de 12 de outubro, Pedro Duarte revelou que convidou o eleito pelo PS Jorge Sobrado a comandar a pasta da Cultura e que este passaria a vereador independente, dando assim maioria à coligação PSD/CDS-PP/IL, que passa a contar com uma equipa de sete na vereação.

O PS tinha elegido seis mandatos (Manuel Pizarro, Fernando Paulo, Francisca Carneiro Fernandes, Jorge Sobrado, Jorge Garcia Pereira e Marta Sá Lemos), e passa agora a uma equipa de cinco vereadores.

O Chega conseguiu eleger um vereador, Miguel Corte-Real.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Duarte “cativa” Finanças no Porto e dá Urbanismo à centrista vice-presidente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião