Câmara de Lisboa instala sistema de reutilização de copos no Bairro Alto
Lisboa lança esta quinta-feira a iniciativa CopoMais para incentivar reutilização de copos descartáveis. Para já são instaladas cinco máquinas automáticas no Bairro Alto para a devolução dos copos.
Combater o desperdício de milhares de copos de plástico por ano, espalhados pelas ruas dos bares de Lisboa, é o grande propósito do ‘CopoMais’, um sistema de copos reutilizáveis que o município lisboeta implementa a partir desta quinta-feira no Bairro Alto.
Ali passa a disponibilizar cinco máquinas automáticas para devolução dos copos, estando previstos mais 17 equipamentos no Cais do Sodré, na Bica e noutros bairros centrais da cidade, no primeiro trimestre de 2026.
A Câmara de Lisboa estima que mais de 25 mil copos de plástico sejam descartados nas zonas de diversão de Lisboa, nas noites mais movimentadas. O autarca Carlos Moedas espera que mais sítios consigam “tornar a reutilização a nova normalidade” por forma a combater este problema ambiental.
Já em junho foi lançado um projeto-piloto do sistema com duas máquinas: uma na Praça do Príncipe Real e outra no largo de São Paulo, na capital. O teste durou 54 dias e foram devolvidos 14.000 copos.

Numa iniciativa conjunta com a AHRESP (Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo) e a TOMRA, líder global em sistemas de recursos circulares, “Lisboa torna-se uma das capitais pioneiras da Europa a implementar um sistema de reutilização à escala da cidade e com suporte digital”, avançam os mentores desta iniciativa num comunicado.
Os consumidores passam a receber as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito (0,50 euros) que é reembolsado no momento da devolução do copo nas máquinas automáticas instaladas nas ruas.
Segundo Rui Quadrado, diretor de desenvolvimento de negócios da TOMRA Reuse, “este é um sistema inovador e eficaz para gerir o uso de copos reutilizáveis à escala para os residentes e visitantes de Lisboa”. Aliás, sustenta, “tem o potencial de proporcionar custos reduzidos e benefícios ambientais significativos.”
Carlos Moura, presidente da AHRESP, citado na mesma nota, assinala o facto de este projeto colocar o “alojamento e a restauração a trabalhar lado a lado com a inovação tecnológica e com as autarquias”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Lisboa instala sistema de reutilização de copos no Bairro Alto
{{ noCommentsLabel }}