Comissão Europeia aprova segunda tranche do PRR espanhol

Bruxelas aprovou esta segunda-feira a segunda tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Espanha, no valor de 12 mil milhões de euros.

A Comissão Europeia aprovou esta segunda-feira a segunda tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Espanha, no valor de 12 mil milhões de euros, avança o El País. Com esta autorização, o país vizinho torna-se no primeiro Estado-membro a receber o segundo pagamento de fundos comunitários.

Em causa estão 12 mil milhões de euros, a que se somarão aos 9.036 milhões de euros de pré-financiamento recebidos em meados de agosto do ano passado e aos dez mil milhões de euros correspondentes ao primeiro pagamento. Contas feitas, até ao momento, o total desembolsado para Espanha ascende a 31 mil milhões de euros, o que representa 44% dos fundos atribuídos, de acordo com o mesmo jornal.

De acordo com o jornal espanhol, esta segunda tranche corresponde a medidas para transformar e reequilibrar as relações laborais e o sistema de pensões na economia espanhola, entre as quais reformas que visam o mercado laboral e o sistema público de pensões.

Recorde-se que Portugal recebeu a primeira tranche do PRR, no valor de 1,16 mil milhões de euros (dos quais 553,44 milhões de euros em subvenções e 609 milhões de euros em empréstimos), em maio de 2022, tornando-se no quinto país da UE a receber o “cheque” de Bruxelas. Em agosto do ano passado, a Comissão Europeia já tinha entregado 2,2 mil milhões de euros de pré-financiamento do PRR a Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia aprova segunda tranche do PRR espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião