Negócios +M

Novo acionista tem 10% do capital da Global Media

+ M,

O investimento pode ir aos 15 milhões, sabe o ECO.

A Global Media tem um novo acionista, avançou o Jornal de Negócios.

O ECO/+M confirmou a entrada de um novo acionista no capital da empresa liderada por Marco Galinha e José Pedro Soeiro. Trata-se de um aumento de capital e o investimento pode ir até aos 15 milhões.

De acordo com o que o ECO apurou o novo acionista é a United Resins, uma sociedade com 15 anos de antiguidade e que faturou 37,8 milhões de euros em 2021. Tem um capital social de 2,5 milhões de euros e o presidente do conselho de administração é António Manuel Mendes Ferreira que está ligado a seis outras empresas, nomeadamente à Urbanastrolábio Unipessoal, que detém 60% da United Resigns, e tem um capital social de mais de 10 milhões de euros.

A Urbanastrolábio, que controla 60% da United Resins, dedica-se a comprar e vender imóveis. A United Resins está ligada à investigação, desenvolvimento, formação, produção e comercialização de resinas e de outros produtos químicos

De acordo com o Portal da Transparência, da ERC, a Global Media é detida pela Grandes Notícias, Lda, com 10,5%, José Pedro Soeiro, com 24,5%, a KNJ Global, com 32,2% e Páginas Civilizadas, de Marco Galinha, com 29,7%.

Marco Galinha entrou no capital do grupo em setembro de 2020. Na altura terá investido cerca de 4 milhões de euros, comprando a posição do Novo Banco e a posição controlada pelo BCP. Passou a chairman do grupo em fevereiro de 2021.

Em fevereiro último, Guilherme Pinheiro, administrador financeiro, deixou o grupo. Na altura, Marco Galinha, líder da Global Media, escreveu que “vivemos um mundo de desinformação de canibalismo, mas também temos um mundo de seriedade de jornalismo correto, o Guilherme, CFO da Global Media Group, aceitou um novo desafio na vida, mas alguns quiseram passar que a Global estava mal, pois cuidem-se tem 0 de dívida bancária e está aqui para ficar, obrigado Guilherme pela dedicação e profissionalismo”.

Em julho, o grupo avançou com um programa de rescisões por mútuo acordo.

 

(notícia atualizada às 15h, com informação sobre a United Resins)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.