Ideias +M

Lionesa Group, mecenas do Pavilhão do Vaticano, traz peças de Siza Vieira para Portugal

Rafael Ascensão,

Siza Vieira foi o arquiteto convidado para conceber o primeiro marco de um projeto que "ambiciona transformar os Caminhos Portugueses de Santiago na mais bonita estrada de arte do mundo".

O Lionesa Group, o principal mecenas do Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza 2023, vai trazer para Portugal metade das obras projetadas por Siza Vieira que interpelam o tema “Amizade Social”.

Estas obras do arquiteto português estarão em exposição em Veneza entre os dias 20 de maio e 26 de novembro, vindo depois para território nacional de forma a integrar o projeto “Caminho da Arte”, nos Caminhos Portugueses de Santiago.

Siza Vieira foi o arquiteto convidado tanto para a requalificação do Mosteiro de Leça do Balio (ativo do Lionesa Group), como para conceber o primeiro marco deste projeto transfronteiriço, “Caminho da Arte” nos Caminhos de Santiago, como ainda para interpretar o tema em exposição, “Amizade Social”, por parte do Vaticano.

“Esta visão comum da arte como caminho para a espiritualidade e para o desenvolvimento pessoal, interpretada por um mesmo autor, levou a que o Lionesa Group se tornasse principal Mecenas do Pavilhão do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023. É ainda a propósito do projeto ‘Caminho da Arte’ que virão para Portugal, após o encerramento da Bienal, cinco das 10 esculturas desenhadas pelo arquiteto e que serão expostas no Balio, espaço dedicado à cultura e ao pensamento critico, ficando as restantes sob a gestão dos museus do vaticano“, refere o Lionesa Group em comunicado.

Promovido pela Lionesa Associação, o “Caminho da Arte”, é um “projeto transfronteiriço que ambiciona transformar os Caminhos Portugueses de Santiago na mais bonita estrada de arte do mundo, introduzindo obras de arte contemporânea ao longo dos mais de 260 kms que ligam a Sé do Porto à Catedral de Santiago de Compostela“, explica-se ainda em nota de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.