Há uma nova associação dedicada à fintech e insurtech

  • ECO Seguros
  • 25 Novembro 2024

O objetivo do FIF é promover o debate, reflexão, partilha e interação dos processos e metodologias de inovação entre os diferentes intervenientes do mercado.

Há uma nova associação de direito privado sem fins lucrativos dedicado com setor financeiro com o lançamento do Fórum InsurTech e FinTech Portugal (FIF).

Segundo comunicado pela própria, o objetivo da associação é promover o debate, reflexão, partilha e interação dos processos e metodologias de inovação entre os diferentes intervenientes do mercado.

Inovações principalmente impactantes no setor financeiro, principalmente banca e seguros, pagamentos, regulação e supervisão destes dois setores e ainda da saúde.

Alinhado com o objetivo mencionado, quer ainda ser um fórum de divulgação de soluções e case studies inovadores relativos com o mercado nacional e internacional, através da organização de eventos e webinares, “assim como pela veiculação através das diversas organizações que lhe são próximas, nomeadamente congéneres de outros países, destacando-se a Madfintech (Madrid), o MiaHub, muito forte no Oeste dos Estados Unidos e em toda a América Latina, e o TDI_The Digital Insurer”, lê-se no comunicado.

Há varias parcerias em negociação e está já garantida a da PWC Portugal. Segundo publicado do site, é já parceiro da Madfintech, Miami Hub, Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas (APBC) e TDI – The Digital Insurer.

De acordo com a associação, a sua missão “inclui ainda discussão de abordagens que levem a padrões de boas práticas, de ética e de ESG nas empresas Fintech, InsurTech e HealthTech em Portugal, em particular nas suas associadas.”.

A maioria dos elementos dos órgãos desta associação fizeram parte da extinta Associação Fintech e InsurTech em Portugal (AFIP), que realizaram, em colaboração com a Madfintech, os Fóruns Ibérico InsurTech desde 2021. Entre os titulares de órgãos sociais, aqueles dedicados principalmente aos fóruns insurtech pertenceram todos à AFIP e são:

  • Miriam Nicolau da Costa senior advisor da Crowe Advisory Portugal e oferece consultoria de marketing e seguros é presidente da direção
  • Paulo Padilha, vogal da direção e presidente do grupo INSURTECH, conta com 30 anos de experiência como prestador e consultor de soluções para companhias de seguros e fundos de pensões. É atualmente CIO (Chief Information Officer) da PRÉVOIR Portugal.
  • Nuno Luís Sapateiro, presidente da Assembleia Geral, é sócio e faz parte da equipa de direito financeiro, seguros e aeronáutico da Abreu Advogados, reunindo mais de 15 anos de experiência nos setores segurador e aeronáutico.
  • Paulo Bracons é presidente do Conselho Fiscal. Há de 30 anos no setor segurador em funções executivas de topo, dirigindo desde o departamento de gestão global passando por finanças, estratégia, marketing, vendas até recursos humanas, tendo passado pela Fidelidade, Guardian Royal Exchange, AXA Portugal, Saham Angola Seguros / Grupo Sanlam. Atualmente é consultor financeiro e ainda diretor do curso “Inovação e Transformação em Seguros” da Católica Lisbon.
  • João Paulo Matos, 2.º secretário da assembleia geral. Atualmente é managing partners da Paxjos e conta com mais de 30 anos de experiência no setor financeiro (banca de retalho, private equity) e em consultoria de gestão (estratégia e operações), respetivamente como administrador não executivo, administrador executivo, diretor financeiro, analista e como consultor sénior e diretor.

A FIF apresenta-se pela primeira vez publicamente esta segunda-feira no fórum iberoamericano, em Madrid, uma iniciativa conjunta entre Madfintech, Ecofin, FIF – Associação Fórum InsurTech Fintech Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há uma nova associação dedicada à fintech e insurtech

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião