Portugal duplica inscrições no festival de criatividade Cannes Lions
Na edição deste ano, a primeira a seguir ao melhor resultado de sempre alcançado em 2022, as agências e marcas portuguesas duplicaram o número de inscrições: 184 é o número de casos a concurso.
Portugal está representando com 184 trabalhos no Cannes Lions International Festival of Creativity, o mais importante festival de criatividade do mundo. Na edição deste ano, a primeira a seguir ao melhor resultado de sempre alcançado em 2022, as agências e marcas portuguesas duplicaram o número de inscrições, fazendo também desta uma edição histórica em número de casos submetidos pela indústria nacional.
Em 2022, e invertendo a tendência dos anos anteriores, Portugal fez-se representar com 93 trabalhos. Em 2021, com uma edição exclusivamente digital ainda devido à pandemia, a participação nacional traduziu-se em 64 inscrições.
No total estão a concurso 26.992 projetos, oriundos de 86 países e repartidos por 30 categorias. Os EUA lideram, com 7.303 cases, o número de inscrições. Segue-se o Reino Unido (2.202), Brasil (2.037), França (1.433) e Canadá (1.264), nos cinco lugares cimeiros.
Portugal é 28.º país em número de casos inscritos, surgindo na primeira metade da tabela que representa 86 mercados.
Por categoria, as apostas das agências nacionais foram sobretudo em Media e PR, com 22 projetos cada. Segue-se Outdoor, com 17, e Brand Experience & Activation e Industry Craft, com 15 trabalhos submetidos em cada categoria.
Brand Experience & Activation (2.226), Direct (1.939) e Outdoor (1.938) são, globalmente, as categorias com mais casos inscritos.
Este ano há, então, uma participação reforçada da indústria nacional, o que aumenta as expectativas, já à partida mais elevadas devido aos resultados do último ano, no qual, pela primeira vez, Portugal trouxe para ‘casa’ um Grande Prémio. Tratou-se da “(Re)Constituição Portuguesa”, da FCB Lisboa para a Penguin Books, Grand Prix em Design. Este trabalho ganhou ainda um leão de bronze em Industry Craft.
Em destaque também a This is Pacifica e a Stream &Tough Guy que, com o projeto conjunto CO2AT, para a Azagard9, ganharam um leão de ouro e de bronze em Design e um leão de bronze em B2B. A Bar Ogilvy, com Breaking News, para a Amnistia Internacional e o Meo, ganhou também um leão de ouro e a Havas, com a campanha (Depois) Dia da Mulher – Raparigas da Bola, um ouro em Outdoor e um bronze em Creative Data. A Fuel, com Aquecedores de Estimação, para a Worten, chegou também a shortlist na edição do último ano.
Este ano Filipe Mesquita, cofundador e diretor criativo da This is Pacifica, e Ivo Purvis, diretor criativo da Dentsu Creative, são os jurados que representam Portugal no júri de Cannes, nas categorias de Design e Outdoor, respetivamente.
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