Televendas voltam a dominar publicidade em maio
A OMD recuperou em maio a primeira posição no ranking das agências de meios. Nas agências de publicidade a liderança continua com a Fuel.
O Ediclube voltou a ser, em maio, o maior anunciante do país. As televendas dominaram então, tal como aconteceu em janeiro, o espaço publicitário em televisão. A preços de tabela — ou seja, sem os descontos aplicados na negociação com os meios — a empresa investiu em publicidade 42,9 milhões de euros. Alocou também 67 mil euros ao meio imprensa, mostra o ranking MediaMonitor, elaborado mensalmente pela Marktest. No acumulado do ano, o Ediclube é já o maior anunciante.
Na segunda posição, em maio, surge a McDonald’s Portugal, com um investimento de 42,6 milhões de euros. Destes, 40,5 milhões são em televisão, 1,6 milhões em internet, 412 mil em outdoor, 104 em rádio e seis mil euros em imprensa.
A Unilever Fima ocupa a terceira posição, com 38,4 milhões. A maioria — 37,9 milhões — é em televisão e o outdoor, com 318 mil euros, é o segundo meio escolhido. Cinema (83 mil euros), internet (31 mil), imprensa (26 mil) e rádio (13 mil), mostram a distribuição feita pelos restantes meios.
O Lidl ocupou no último mês a quarta posição do ranking de anunciantes, com 38,3 milhões de euros investidos. Destes, e sempre a preços de tabela, a companhia alocou 37,9 milhões a televisão, 384 mil a rádio, 234 mil a outdoor, 78 mil a internet e 41 mil a imprensa. Na quinta posição surge a L’Oréal Portugal, com 38,2 milhões. A televisão volta a ser o meio preferido, com 37,8 milhões. Internet e imprensa situam-se nos 145 e 140 mil euros e no meio outdoor foram investidos 89 mil euros.
O Continente, que em abril encabeçou o ranking, surge agora na sexta posição. Nos, Worten, Viva Melhor Sempre e Altice Portugal ocupam as restantes posições do top 10.
Analisando o investimento por meios, em televisão a liderança é então do Ediclube. Em internet surge na primeira posição a Altice Portugal e em outdoor a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Em rádio a primeira posição é ocupada pela Nutribalance, em imprensa pela Cofina e em Cinema pela Nos.
No ranking das agências de meios a OMD volta a recuperar a primeira posição, com um investimento a preços de tabela de 151,4 milhões de euros. Na segunda posição está agora a Arena (138,2 milhões) e na terceira a Carat (135,5 milhões). Wavemaker, Initiative, Havas Media Zenith, Mindshare, Medicom e Universal McCann encerram o ranking das 10 maiores agências de meios.
Nas agências de publicidade a liderança continua com a Fuel. O Escritório sobe agora à segunda posição, seguido pela VMLY&R. Dentsu Creative e TBWA Lisboa encerram o top 5. Destaque ainda para a McCann Erickson, Publicis, Santa Fé Orange, Wunderman Thompson e BBDO, nas cinco posições seguintes.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o Ediclube é já o maior anunciante. Seguem-se, com valores não muito distantes, a Altice e o Modelo Continente. Nas agências de meios a primeira posição é ocupada pela OMD, seguindo-se a Arena e a Carat. Fuel, Dentsu Creative e O Escritório são as maiores agências de publicidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.