Negócios +M

As 25 marcas portuguesas mais valiosas, segundo a Brand Finance

Rafael Ascensão,

O valor combinado das 25 principais marcas de Portugal ascende a 12,6 mil milhões de euros, o que é 22% superior ao registado em 2021. A Fidelidade (8.º) e a Brisa (19.º) são as novas entradas.

A EDP (valor de marca de 2,4 mil milhões de euros) é a marca mais valiosa de Portugal, seguida no pódio pela Galp Energia (2 mil milhões de euros) e Pingo Doce (1,2 mil milhões de euros). Embora mantendo-se líder, o valor da EDP desceu 4% face a 2022, enquanto os valores da Galp e do Pingo Doce cresceram 40% e 53%, respetivamente, de acordo com o relatório anual “Portugal 25 2023” divulgado pela Brand Finance.

A completar o top 10 do ranking de marcas mais valiosas, segue-se o Millennium BCP, a Caixa Geral de Depósitos, o Continente, a Meo, a Fidelidade, a Nos e a Super Bock.

O valor combinado das 25 principais marcas de Portugal ascende a 12,6 mil milhões de euros, naquele que é um valor 22% superior ao registado em 2021. A Fidelidade (que ocupou a oitava posição) e a Brisa (na 19.ª) são as novas entradas no ranking.

“O valor da marca é entendido como o benefício económico líquido que o proprietário de uma marca obteria se a licenciasse no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em termos de medidas intangíveis relativamente aos seus concorrentes”, explica-se em nota de imprensa.

Já a retalhista Ara surge como a marca com maior crescimento (+68%), seguida do Pingo Doce (53%), Grupo Pestana (50%), Recheio (43%) e Galp (40%).

Em termos de força de marca – numa avaliação que tem em conta o investimento em marketing, o capital das partes interessadas e o desempenho comercial – a Nos (83,9) é a marca mais forte, seguida pela Meo (83,6) e pela Sagres (82).

Seguem-se o Pingo Doce, a Caixa Geral de Depósitos, a EDP, o Millennium BCP, a Super Bock, o Continente e a Galp.

A EDP volta a figurar no topo de um ranking do relatório, neste caso relativamente ao valor de perceção de sustentabilidade, no qual é avaliado o papel da sustentabilidade na formação de uma reputação positiva da marca.

No segundo lugar deste ranking aparece a Galp, seguida pelo Millennium BCP. O top 10 é composto ainda, por esta ordem, pelas marcas Meo, Nos, Caixa Geral de Depósitos, Altice, TAP, REN e Banco Montepio.

“À medida que o mundo se volta cada vez mais para fontes de energia limpas, a indústria do petróleo e do gás enfrenta o desafio crítico de equilibrar a rentabilidade a curto prazo com a viabilidade a longo prazo. Com isto em mente, a EDP surge como a marca mais valiosa com o maior valor de perceção de sustentabilidade”, refere Pilar Alonso Ulloa, directora-geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul da Brand Finance, citada em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.