Negócios +M

Mimosa é a marca mais escolhida pelos portugueses pelo 11º ano consecutivo

Rafael Ascensão,

Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, nenhuma conseguiu aumentar a sua presença junto do compradores portugueses.

A Mimosa foi, pelo 11.º ano consecutivo, a marca mais escolhida pelos consumidores em Portugal, segundo o relatório relatório anual da Kantar “Brand Footprint”, que refere que a marca Mimosa foi retirada das prateleiras 39 milhões de vezes pelos portugueses.

No pódio seguem-se as marcas Compal e Delta, que foram retiradas das prateleiras 16 e 15 milhões de vezes, respetivamente. As restantes posições são ocupadas, por ordem, pela Terra Nostra, Bimbo, Agros, Nobre, Gresso, Renova e Coca-Cola. Entre o top das 10 marcas, oito são assim portuguesas.

Embora a maioria das marcas presentes nos primeiros 50 lugares sejam de alimentação e bebidas, existem também oito marcas de higiene e beleza e de cuidado do lar no ranking.

Quanto a higiene e beleza, a Colgate (14º lugar), a Nivea (17º) e a Dodot (41º) são as únicas marcas de higiene e beleza presentes mais escolhidas em Portugal neste setor. Relativamente a cuidado do lar, marcam presença no ranking as marcas Renova (9º), Fairy (26º), Sonasol (35º), Cif (36º) e Comfort (50º).

Entre as 50 marcas mais escolhidas em Portugal, nenhuma conseguiu crescimento em CRP’s, ou seja, nenhuma das marcas conseguiu aumentar a sua presença junto do compradores portugueses.

“O ano de 2022 foi particularmente difícil para as marcas. (…) O contexto inflacionista e os consequentes aumentos das taxas de juro, levaram os portugueses a fazerem downtrading para as marcas da distribuição. Ficar parado, não é opção”, afirma Marta Santos, clients & analitcs director em Portugal da Kantar, Worldpanel Division, citado em comunicado.

“As marcas precisam de arranjar estratégias que lhes permita ter mais presença, mais categorias, mais inovação (mais targets e novas necessidades) e mais momentos de consumo”, acrescenta.

Em 2022, e em termos de valor, apenas 27% das marcas do estudo conseguiu crescer em Portugal, destacando-se o crescimento da Omo, Yopro, Fanta, After Eight, Calvé e Monster, segundo o relatório da Kantar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.